segunda-feira, 28 de julho de 2014

Mostra Yemanjá 2ª Temporada apresenta: FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW!


Dando continuidade as atividades da 3ª Bienal da Bahia o Cineclube Mocamba apresentará o filme: FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW!. O filme apresenta um olhar direcionado para um dos movimentos culturais mais efervescentes da história do Brasil, a Tropicália. O filme reúne entrevistas, intervenções artísticas, esquetes e imagens de show de André Abujamra, realizado no Teatro Oficina, criando uma ligação entre os eventos ocorridos no final da década de 1960 e os dias atuais. 

Com direção de Ninho Moraes e Francisco César Filho, o filme faz parte do projeto Cinema Yemanjá desenvolvido através do convênio firmado entre o Estado da Bahia, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural – IPAC e a FUNDAÇÃO HANSEN BAHIA, Vitrine Filmes, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.
 
Comentários: Marco Tomazzoni enviado a Gramado

"É como se o filme levasse ao pé da letra a ideia antropofágica tropicalista, de deglutir influências estrangeiras e devolvê-las na forma de um produto original. "Nossas ideias são o remix de outras", diz um dos personagens. O roteiro e a edição de "Tropicalismo Now" vão por esse caminho, remixando a seu bel prazer conceitos, ideias e imagens. Daí saem debates interessantes, como o papel dos tropicalistas, mesmo involuntário, na indústria cultural, e a teoria de que eles seriam uma versão do movimento hippie "sem a caretice anglo-saxã".

O resultado entretém, e só seria melhor se o show, espinha dorsal de "Futuro do Pretérito", fosse mais cativante. Interpretadas por convidados pouco conhecidos – os expoentes são Luiz Caldas e o ator Alexandre Nero –, as músicas perdem a força, inclusive pelas versões "coloridas" de Abujamra, que chegou a combinar, orgulhoso, ritmos de Zimbábue, Hungria e Cuba numa mesma canção. Nada mais tropicalista, verdade, mas não por isso mais inteligente ou agradável".

Essa ação só foi possível devido a parceria com a União dos Cineclubes da Bahia - UCCBA que apoio a atividade articulando a exibição do Cinema Yemanjá em 21 cineclubes da capital e do interior da Bahia. As exibições acontecerão até o final de setembro.

Programação:
02/08 - Anfiteatro do Box Estrutura de Arte e Gastronomia. Localizado na Travessa Pedro Gomes, nº 42, centro / Serra Grande / Município de Uruçuca / BA.

07/08 - Teatro Zélia Lessa, localizado na Av. São Vicente de Paula, s/n, ao lado da Escola Profissionalizante, em frente à Escola Lucia Oliveira, próximo as Lojas Americanas.

Título: Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now 
Título Original: Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now                                                             País de produção: Brasil 
Ano de produção: 2012 
Diretor ou realizador: Ninho Moraes e Francisco César Filho 
Gênero: Documentário 
Duração: 76 minutos 
Idioma: Português Classificação indicativa: Livre

Produção:
- OCA - Centro de Agroecologia e Aducação da Mata Atlântica;
- Cineclube Mocamba.

Apoio:
- União de Cineclubes da Bahia;
- Conselho Nacional de Cineclubes;
- Mar Digital - Produtora Cineclubista.

Apoio local:
- BOX - Extrutura de Arte e Gastronomia;
- Grupo Afro Encantarte;
- Cineclube Encantarte;
- Cineclube Grapiúna Mario Gusmão;
- ACATE;
-ACAI - Ponto de Cultura;- Teatro Zélia Lessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário