terça-feira, 12 de agosto de 2014

Uma história de cultura, tradição, patrimônio nacional - documentário "O Mineiro e o Queijo" do diretor Helvécio Ratton

Documentário político e poético, O MINEIRO E O QUEIJO conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII, trazida por aventureiros portugueses em busca de ouro. Hoje, quase 30 mil famílias vivem da produção do queijo artesanal em todo o estado. 
O MINEIRO E O QUEIJO - Os produtores de queijo Luciano e Helena Machado apresentam o queijo minas canastra real em Medeiros, região da Canastra
 Foto de Gilberto Otero

O MINEIRO E O QUEIJO - O produtor de queijo Zé Mário em São Roque de Minas, região da Canastra
 Foto de Rusty Marcellini

O MINEIRO E O QUEIJO - Troca de produtos. Os produtores artesanais de cinema, Simone Magalhães e Helvécio Ratton, e os produtores artesanais de queijo, Romilda e Zé Pão em São Roque de Minas, região da Canastra 
Foto de Ricardo Lima

 O MINEIRO E O QUEIJO foi filmado nas belas paisagens do Serro, da serra da Canastra e do Alto Paranaíba, onde o queijo minas continua sendo produzido como há séculos atrás. Feito a partir do leite cru, como os melhores queijos da Europa, o queijo minas artesanal é um patrimônio ameaçado por leis anacrônicas e pelo lobby dos grandes laticínios. O MINEIRO E O QUEIJO coloca na tela as opiniões de produtores, pesquisadores e técnicos sobre o impasse em que está hoje o verdadeiro queijo minas.
Veja o trailer:
O MINEIRO E O QUEIJO nasce da relação entre a Quimera Filmes e seu território cultural, Minas Gerais. Somos uma produtora com os pés em Minas e a cabeça no mundo. O MINEIRO E O QUEIJO é uma produção de baixo orçamento e alta qualidade de imagem e som, coordenada por Simone Magalhães Matos que montou uma equipe enxuta com profissionais do primeiro time. As filmagens foram realizadas nas terras do queijo, no Serro, serra da Canastra e Alto Paranaíba, regiões que conservam a arte do verdadeiro queijo minas.
O MINEIRO E O QUEIJO - O cineasta Helvécio Ratton em São Roque de Minas, região da Canastra
 Foto de Ricardo Lima
Palavra do diretor:
O queijo minas sempre esteve presente em minha mesa e, quando foi considerado patrimônio, tive a ideia de fazer o filme, que em princípio teria uma abordagem cultural, com foco na história e tradição da arte do queijo em Minas. Na pré-produção do filme, descobrimos as restrições ao queijo minas pelo fato de ser produzido com leite cru e a proibição de ser comercializado fora de Minas Gerais, o que quase ninguém sabe. Isso acabou dando ao filme um tom político e polêmico, além da abordagem cultural. Espero que O MINEIRO E O QUEIJO possa informar e estimular o debate na sociedade sobre o que acontece hoje com o queijo minas, nosso patrimônio proibido e ameaçado.”
Helvécio Ratton
 
 Comentários: 
Mais do que aroma e sabor, o queijo mineiro tem em si um misto de história e tradição, passada de geração após geração e que o torna único. Mais do que uma fonte de renda para os produtores e uma fonte alimentar para os consumidores, o queijo mineiro é a essência da cultura da região, a arte que caracteriza o povo que o produz.
Malu Neres
 
Assista o filme completo aqui:
 
Mais informações visite: http://www.omineiroeoqueijo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário