sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Cineclube Mocamba realiza apresentações da Mostra Yemanjá em Uruçuca e Itabuna

Dando continuidade a programação da 3ª Bienal da Bahia o Cineclube Mocamba realizou duas apresentações da Mostra Yemanjá nos municípios de Uruçuca e Itabuna. Em Uruçuca a apresentação aconteceu no dia 02 de agosto em Serra Grande, distrito de Uruçuca, no espaço Box - Estrutura de Arte e Gastronomia e contou com a presença de pessoas da comunidade e e do cantor e compositor Itabunense Ebanno.
Agradecemos o apoio de toda equipe do Box- Estrutura de Arte e Gastronomia na organização do evento em Serra Grande.
Em Itabuna a apresentação aconteceu no Teatro Zélia Lessa no dia 07 de agosto e contou com a participação de pessoas de vários bairros de Itabuna, artistas itabunenses como as atrizes Eva lima e Elaine Bela Vista, o Mestre de bateria Sabará, o produtor e diretor de cinema Carlos Shintomi. Também participaram cerca de 50 alunos do 3º ano do Colégio da Polícia Militar (CPM Itabuna), articulados pelo Prof. de História, Elbert Almeida. O filme exibido nas duas apresentações foi FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW! dos diretores Ninho Moraes e Francisco César Filho.
Após a exibição do filme fomos abrilhantado com um bom e agradável debate, mediado por Cláudio Lyrio do cineclube Mocamba e contou com a participação de diversas pessoas que puderam expressar seus sentimentos, experiências, vivências e percepções a respeito do tema abordado. Nomes como Tom Zé foram lembrados. O desafio de alimentar o espírito tropicalista em Itabuna foi lançado para juventude presente.
Segundo o prof. Elbert Almeida, "a atividade cineclubista possibilita aos alunos e a população em geral outra forma de acesso a sétima arte, pois apresenta audiovisuais que não são veiculados nos cinemas 'blockbuster' e pela grande mídia, além de proporcionar um debate sobre o tema ou a obra em questão". O professor acredita que o tema do filme contribuiu para ampliar os conhecimentos estudados em sala com os seus alunos, "estamos discutindo em sala de aula a história contemporânea, exatamente o período apresentado no filme 'Futuro do pretérito: tropicalismo now!', o tropicalismo foi um movimento cultural do fim dos anos 1960, que canalizou todo progresso artístico-cultural dos anos 1950 e da década de 60 e rompeu as barreiras, impactando de forma significativa os padrões da época. Foi o grito de uma geração, naquele momento, para o presente e um posicionamento para o futuro", "somos os filhos da Chiquita Bacana". 
 A produção dessa atividade ficou a cargo da OCA e Cineclube Mocamba e contou com o apoio local na articulação do Grupo Afro Encantarte, Cineclube Encantarte, ACATE, Cineclube Mario Gusmão, ACAI Ponto de Cultura e Teatro Zélia Lessa.
Agradecemos a todos e todas as pessoas que prestigiaram o evento em especial aos alunos do CPM/Itabuna,  ACATE , CineClube Mario Gusmão e Cineclube Encantarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário