País

Fundação
24 de julho de 2005
Fundador




Proprietário







Presidente
Andrés Izarra
Slogan
Nuestro norte es el sur
Cobertura
Continente Americano, Caribe e Europa
Nomes anteriores
Canal Metropolitano de Televisión
Página oficial
TeleSurTV.net
A Televisión del Sur (TeleSur) é uma rede de televisão multi-estatal (ou seja, de vários governos) pan latino-americana com sede na Venezuela. Iniciou suas transmissões em 24 de Julho de 2005, aniversário de nascimento de Simón Bolívar. O canal, cujo lema é "Nuestro Norte es el Sur" (Nosso Norte é o Sul), foi criado numa parceira que é financiada pelos governos da Venezuela, Cuba, Argentina e Uruguai.
A Telesul ou teleSUR, em castelhano, é um canal televisivo que "nasce de uma evidente necessidade latino-ameircana: contar com um canal que permita a todos os habitantes desta vasta região difundir seus próprios valores, divulgar sua própria imagem, debater suas próprias idéias e transmitir seus próprios conteúdos, livre e equitativamente".
A Telesul é uma iniciativa do Presidente Hugo Chávez, da Venezuela, junto aos governos de Cuba, Argentina e Bolívia, que visa dar uma alternativa comunicacional para toda a América Latina e Caribe, em resposta à hegemonia das grandes corporações americanas, como a CNN e outras emissoras que transmitem em espanhol, desde Miami e Atlanta.
O novo canal possui correspondentes em Buenos Aires, La Paz, Havana, Brasília, Cidade do México, Montevidéu, Bogotá, Caracas, Porto Príncipe e Washington. O Brasil dará apoio logístico à nova TV e prevê-se troca de matérias entre a TeleSUR e o futuro canal internacional brasileiro.[1] Em maio de 2009, por conta de uma reforma administrativa do governo venezuelano, a Telesur fechou as sucursais de Brasília, Cidade do México e Estados Unidos.[2]
A cobertura do canal atinge toda a América, Europa Ocidental e norte da África, através do satélite NSS (New Skies Satellite) 806. Para receber o sinal da TeleSUR em forma gratuita é necessária uma antena parabólica de 2,4m de diâmetro e um IRD (receptor-decodificador) compatível com DVB. O sinal é transmitido 24 horas por dia.
A Telesul ainda está em processo de amadurecimento, mas já sofre represálias por parte do congresso norte-americano, através do congressista republicano da Flórida Connie Mack. Mack, três dias antes da inauguração da Telesul, elaborou um projeto de lei que já foi aprovado pela Câmara dos Representantes e aguarda aprovação do Senado americano, visando obrigar o governo de seu país a gerar interferências no sinal de transmissão por satélite da Telesul.[3] O objetivo seria evitar uma suposta propagação do antiamericanismo, que viria a ser promovido pelo canal. Chávez declarou que se essa lei americana for aprovada, tomará medidas técnicas para neutralizar seus efeitos, o que poderia iniciar uma "guerrilha eletrônica". Os opositores de Chávez acusam a Telesul de ser uma Al Jazira latino-americana.[4]
[editar]Características
O canal não tem fins comerciais ou de lucro, uma mostra disso é a quase total ausência de publicidade, além do fato do canal poder ser acessado gratuitamente através de sua página web e também em canais locais de alguns países de língua espanhola. Algumas operadoras de TV a cabo ou TV satelital também disponibilizam seu sinal.
Os narradores de notícias da teleSUR se caracterizam por sua diversidade: todos falam espanhol no sotaque de seu país de origem, num claro contraste com outras cadeias de notícias continentais como a CNN em Espanhol que usa o chamado espanhol neutro.
Seu conteúdo jornalístico, carregado de parcialidades, caracteriza-se por enaltecer governos esquerdistas do Cone Sul, jamais noticiando os graves problemas políticos e sociais desses países. Por outro lado, são constantes os informes negativos sobre governos não-socialistas do continente.
A programacão da teleSUR se diferencia de outros canais de notícias como Euronews, CNN ou BBC World em que, além dos conteúdos informativos, teleSUR oferece programas educativos, de debate, de entretenimento e filmes. Algumas de das emissões da teleSUR são:
Noticias desde el Sur: noticias desde Venezuela com 10 correspondentes e 35 colaboradores nos países da região.
Mesa Redonda Internacional: desde Cuba, debate sobre política internacional e latino-americana.
Visión 7 Internacional: desde Argentina, programa semanal do Canal 7 Argentina sobre política internacional.
Noticias do Brasil: em colaboracão com a TV Brasil, programa diário com as notícias deste país.
Resumen Aló Presidente: oferece uma síntese do programa semanal do presidente venezuelano Hugo Chávez.
Agenda del Sur: revista televisiva onde se tratam temas de cultura e política latino-americana.
Memorias del Fuego: espaço documental sobre a história recente latino-americana.
Videoteca Contracorrente: documentos da atualidade, perfis de personagens com uma visão crítica e progressista.
Maestra Vida: biografias de personalidades latino-americanas.
América Tierra Nuestra: espaço documental sobre as culturas e povos latino-americanos.
De este Lado: desde México, espaço de opinão e debate, moderado pela periodista Blanche Petrich.
Mediotanque: programa documental sobre a cultura e vida do Uruguay.
CineSur: cinema latino-americano.
O conselho consultor da teleSUR é integrado por intelectuais latino-americanos e internacionais de prestígio, como o Prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel, o poeta nicaragüense Ernesto Cardenal, os escritores Eduardo Galeano e Tariq Ali, o historiador Ignacio Ramonet, o ator Danny Glover e o programador Richard Stallman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário