terça-feira, 29 de novembro de 2011

Festival Bahia Sound System

Ilhéus e Itacaré já podem se preparar para o que há de mais inovador na cena musical brasileira contemporânea!

A segunda edição do Festival Bahia Sound System (BSS) acontece em dezembro e vai movimentar as cidades de Ilhéus e Itacaré, com atrações que tem em comum a referência nos sistemas de som jamaicanos.
O evento integrará, em apresentações conjuntas, nomes como: OQuadro, DubStereo, Buguinha Dub, B.Negão, Lucas Santtana, Lurdez da Luz e Dudoo Caribe e a atração internacional Indee Styla.
O BSS oferece também a oficina de produção musical, com Buguinha Dub, voltada para profissionais da cadeia produtiva da música (dia 9 de dezembro, 15hs, na Casa dos Artistas). Os interessados já podem se inscrever gratuitamente pelo email: comunicacao.prumo@gmail.com (20 vagas!).

Gravação do disco da banda OQUADRO no estúdio coaxo do sapo juntamente com Buguinha Dub

O Festival

O Bahia Sound System (BSS) surgiu em 2009, como proposta de levar para o carnaval de Salvador um trio que mostrasse essa vertente da nova música produzida na Bahia, que inspira-se de alguma forma nos sistemas de som jamaicanos. Selecionados no edital trios independentes da SECULT, o BahiaS.S, naquela ocasião, contou com a participação dos grupos MiniStereo Público, Daganja e OQuadro, em sua presença no circuito Campo Grande. 

Nessa que é sua segunda edição, o Festival BSS, mantêm o conceito de origem; mas dessa vez contará também com a participação de atrações de outras partes do Brasil e do mundo, e vai ocorrer no litoral sul da Bahia, em Dezembro de 2011. A proposta é integrar em apresentações conjuntas a música do DubStereo (BA), OQuadro (BA) e Buguinha Dub (PE), como shows de base pras participações de Lurdez da Luz (SP), B.Negão (RJ), Lucas Santanna (BA), e da atração Espanhola, Indee Style. Além das intervenções do Ambulante Original, carrinho de som sob direção do seletor Dudoo Caribe (BA).

O Festival BSS trata-se basicamente de uma mostra de Música Popular Brasileira Contemporânea, e isso está naturalmente ligado à revolução musical surgida na Jamaica da década de 50, com o desenvolvimento dos sistemas de som. O canto falado, o lugar dado ao engenheiro de som, as bases reproduzidas de vinis, as farturas de graves… mudariam a forma de se fazer música pelo resto do mundo. E é sobre essa matriz que se desdobra infinitamente, como um eco, que está o BSS, uma plataforma de celebração coletiva por meio da música. E ao mesmo tempo, de registro e estreitamento dessa afinidade estética.

The debut single from Lucas Santanna, taken from the stunning new LP 'Sem Nostalgia', coming soon on Mais Um Discos.

 Oficina de Produção Musical com Buguinha Dub (vagas limitadas)

O Bahia Sound System oferece também a oficina de Produção Sonora, com Buguinha Dub. Considerado o “Mago do som”, ele já produziu bandas como Cordel do Fogo Encantado, Mundo livre S.A, Academia da Berlinda, Natiruts, Ponto de equilíbrio, Planta e Raíz, dentre outros. Também conhecido pelo seu trabalho ao vivo na frente do P.A das bandas Nação Zumbi e Racionais Mc's.

A oficina é voltada para profissionais da cadeia produtiva da música.
Data e hora: 09/12, às 15h. 
Local: Casa dos Artistas (Centro, Ilhéus-BA)
* Os interessados já podem se inscrever gratuitamente. Veja como na parte "Oficina aDUBada" do nosso site.

Pessoal de Itabuna e região, vamos participar em massa dessa atividade!

CineClube Mocamba apoia a diversidade cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário