quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CNC volta a reafirmar a necessidade de manutenção e ampliação do Cine Mais Cultura e aguarda respostas oficiais

Cineclubistas,

A diretoria do CNC reenvia documento cobrando compromissos publicamente assumidos pelo governo acerca da ação Cine Mais Cultura, ou seja, sua necessidade de manutenção e ampliação. 
O documento foi postado para a Ministra da Cultura, para a Secretária do Audiovisual e setores ligados à ação e ainda não recebemos respostas.
Contamos com o apoio de tod@s, cineclubistas, cineclubes, realizadores, produtores e defensores da democratização do acesso à cultura para potencializar esta reivindicação através de nosso abaixo assinado cujo link foi enviado em mensagem anterior.
Saudações Cineclubistas,
Gilvan Dockhorn

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros - CNC, através de sua diretoria, reafirma a importância estratégica da Ação Cine Mais Cultura para a ampliação e democratização do acesso à conteúdos audiovisuais e por consequencia a garantia de participação na produção cultural, direito universal, que se soma à Luta Pelos Direitos do Público, bandeira histórica maior do movimento cineclubista brasileiro em sua trajetória de 50 anos.
Reitera que o Cine Mais Cultura, ao viabilizar equipamento, conteúdo e formação, se firmou como a ação que capilarizou o acesso, a fruição e o compartilhamento da experiência audiovisual, ampliando a prática cineclubista para um conjunto ainda maior da população, essencialmente aos já penalizados pelas exclusões sociais, políticas e econômicas que ainda campeam no país.
Considerando:
· os custos reduzidos frente à outras iniciativas do MinC,
· o cumprimento, dentro das possibilidades, do cronograma e planejamento elaborado na gestão anterior,
· a participação positiva do CNC e os resultados, quer no contexto do grupo de assessoria pedagógica, quer na realização das atividades previstas no convênio assinado entre as partes (podendo ser mensurado nos relatórios de prestação de contas).
O CNC vem cobrar a inclusão do programa entre as prioridades do Ministério da Cultura para o ano de 2012, solicitando assim um cronograma de ações e a sinalização da garantia da manutenção da ação.
Conforme acertado em reunião realizada em 24 de junho de 2011, durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Santa Catarina, (relatada no ofício 017/2011) o CNC ainda aguarda o agendamento do encontro entre a Secretaria do Audiovisual, a Sociedade Amigos da Cinemateca e o CNC para avaliação e continuidade da parceria e do convênio. 
Da mesma forma somamos aos pedidos de implantação de uma plataforma digital unificada que contemple a possibilidade de lançamento de dados e conferência dos indicadores dos resultados relacionados à ação, em especial, os relacionados à contabilização do público, com a possibilidade da utilização da plataforma do Pontão Cineclubista para o oferecimento de cursos à distância on line, conforme havia sido proposto pelo Grupo de Trabalho Pedagógico da Ação Cine Mais Cultura.
Assim, conforme manifestação da Exma. Ministra da Cultura Ana de Hollanda, o CNC reivindica a efetivação dos compromissos assumidos publicamente em nome da manutenção do Cine Mais Cultura e solicita a realização urgente de uma reunião de avaliação, reflexão e planejamento da retomada das atividades com a participação de representantes da SAv, da SAC e do CNC tendo como base de análise os relatórios apresentados pela Unidade Técnica responsável pela coordenação da implantação do Programa.
Renovamos os nossos votos de estima e consideração,
Apresentando nossas cordiais
Saudações Cineclubistas

Luiz Alberto Cassol
Presidente do CNC
-- 
Gilvan Veiga Dockhorn
Secretário Geral CNC
Cineclube Abelin nas Nuvens - Silveira Martins/RS
(55) 9907 6070  (55) 9907 6070 
(55) 3244 1384
Skype: gilvan.vd

A entidade lançou ainda uma Petição Pública solicitando o apoio de tod@s, cineclubistas, cineclubes, realizadores, produtores e defensores da democratização do acesso à cultura para potencializar a reivindicação.
A petição pode ser acessada através do seguinte endereço:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N17312

Nenhum comentário:

Postar um comentário