sábado, 29 de outubro de 2011

Exposição Roque Araújo na UESC - Um dos monstros do cinema brasileiro


Fiel escudeiro de Glauber Rocha, ROQUE ARAÚJO fez de tudo um pouco nos sets de filmagem — foi motorista, eletricista, ator e assistente de câmera. Graças à sua dedicação e amizade, foi escolhido pelo próprio Glauber, como guardião das sobras de sua última produção: "A Idade da Terra" e com esse material montou o filme-homenagem "No Tempo de Glauber". Inventivo e atuante, Roque dirigiu, produziu e fotografou diversos filmes e vídeos ao longo de sua carreira. Hoje integra a equipe da Dimas, onde continua a produzir e colaborar com o crescimento do audiovisual baiano. O Festival Nacional de Vídeo - Imagem em 5 Minutos sinaliza atenção a memória audiovisual baiana, através desta exposição, que reúne objetos que vêm sendo colecionados por Roque Araújo há mais de dez anos. São câmeras, lentes, moviolas, equipamentos e outros maquinários que ajudam a contar um pouco da história da produção cinematográfica na Bahia.

A exposição aconteceu de 25 a 29 na UESC durante o II MUSA - Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual.

Algumas imagens de Vinicius Amaral 










Desafio: 
Trazer esse monstro do cinema pra Itabuna. E aí, alguém topa?????



Gravado por Roque Araújo, nas ruas do Bairro da Liberdade. O making off de Jardins das Folhas Sagradas, mostra com é gravar sequências externas.

O documentário de 1979 mostra a origem do dendê, começando pela germinação da semente, passando pelo plantio, transporte da muda, colheita dos cachos e o mesmo sendo transportado por animais. O documentário aborda ainda a aplicação do dendê na culinária, na indústria de cosméticos e a utilização do oléo da amêndoa na indústria da aviação.

A Exposição Roque Araújo de Som e Imagem - Destaque para os Cem Anos de Cinema na Bahia - que faz um panorama da história do cinema baiano, nacional e mundial, através do seu maquinário. O acervo faz parte da coleção de Roque Araújo, que reuniu o material ao longo da sua carreira.

Entrevista com Roque Araújo, realizada no dia19 de novembro, na Biblioteca dos Barris, onde aconteceu o Festival 5 minutos. Roque conta que participou de todos os filmes de Glauber Rocha. Muito interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário