quinta-feira, 31 de março de 2016

MÁRIO GUSMÃO É O HOMENAGEADO DA SEXTA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO



Referência para o povo negro e para o cenário artístico da Bahia, Mário Gusmão é o grande homenageado do VI FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que será realizado em três cidades do interior do estado: em Juazeiro, de 08 a 10 de abril, no Centro de Cultura João Gilberto; em Feira de Santana, de 13 a 15 de maio, no Centro de Cultura Amélio Amorim; e em Itabuna, de 09 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho.

Nascido em 1920 na cidade de Cachoeira (BA), Mário Gusmão foi o primeiro ator negro a se formar pela Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde ingressou na segunda turma em 1950. Mas foram nas décadas de 1960 e 1970 que ele viveu o melhor momento de sua carreira. Seu trabalho junto ao Teatro dos Novos, grupo responsável pela renovação do cenário teatral em Salvador, o levou a atuar em mais de vinte peças.

No cinema, Mário participou de obras importantes para a cinematografia brasileira, como “O caipora” (1963), de Oscar Santana, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha e “Jubiabá” (1985), de Nelson Pereira dos Santos. Na televisão, integrou o elenco das novelas “Tenda dos Milagres (1985), da Rede Globo e “Dona Beija” (1985-86), da Rede Manchete.

Como parte da homenagem, a Mostra Retrospectiva do VI FECIBA será dedicada ao ator. Em Juazeiro será exibido o documentário “Mário Gusmão: o anjo negro da Bahia” (2005), do diretor Elson Rosário. O filme revela a vida e a obra do ator em três linhas temáticas: a artística, a militância política no movimento negro e a espiritual, através do candomblé. A narrativa é construída com base nos depoimentos de personalidades do cenário cultural, teatral e cinematográfico da Bahia e do Brasil, tais como Nilda Spencer, Orlando Senna, Paloma Rocha, Jackson Costa, Carlinhos Brown e Jefferson Bacelar, autor da biografia do autor, “Um príncipe negro na terra dos dragões da maldade”, livro lançado em 2006.

Dando continuidade à programação especial da Mostra Retrospectiva, em Feira de Santana, a exibição do filme “A imagem da terra” (1980), importante obra da filmografia de Glauber Rocha, do qual Mário fez parte do elenco. Já em Itabuna, o longa “O anjo negro” (1972), de José Humberto Dias, filme que o ator protagonizou e cujo título passou a ser utilizado como uma qualificação ao homenageado.

O VI FECIBA foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Saiba mais sobre o VI FECIBA: www.feciba.com.br

​Leonardo Bião - Assessoria de Imprensa
Telefones: (71) 9.9995-5004 / (71) 2132-9070 / (73) 3211-1215
Email: ascom@feciba.com.br / leonardobiao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário