segunda-feira, 1 de abril de 2013

CineClube Mocamba participa da Assembléia Extraordinária do Conselho Nacional de CineClubes Brasileiros (CNC) no Espírito Santo

A Assembléia do CNC aconteceu durante os dias 26, 27 e 28 de março/2013 em Vitória, capital do estado do Espirito Santo no Cineclube Metrópoles, no campus da UFES e contou com a presença de 31 delegados, representando todas as regiões do país.

Na oportunidade foi eleita a diretoria transitória que terá como principal função realizar a 29ª Jornada Nacional de Cineclubes, no mês de novembro, onde será eleita uma nova diretoria para o CNC. 
Mestre Jorge da Conceição - Cineclube Imaginário/BA

Atendendo ao chamamento do Mestre Jorge da Conceição – Cineclube Imaginário/BA “Serenidade e Unidade” é o lema para essa gestão. Mestre Jorge conclamou a todos os cineclubes e cineclubistas do Brasil para participar e fortalecer o processo que irá resultar na realização do 29ª Jornada Nacional de Cineclubes.
André Sandino Costa - Cineclube Beco do Rato/RJ
Segundo André Sandino Costa – Cineclube Beco do Rato/RJ “uma composição de diretoria que privilegia a buscar por uma forma de relação mais horizontal, humana e clara em que a representatividade se da por meio do pensamento social e político e não pelo estado de origem, dessa forma não mais dividimos o boi tal qual o açougue, identificamos pensamentos sociais e políticos que de forma geral contemplam nossa já declarada necessidade de mudanças e avanços nas relações ente cineclubes e aqueles que os representam. A partir desse momento queremos exercitar de fato o coletivismo, a falta de rancor, amor e o olho no olho, seja para elogios ou criticas. Segundo Sandino “é hora de nos articularmos em nossos estados e municípios, perdermos a vergonha ou receio de manifestar pensamentos em público”. A política construída ao pé do ouvido passa a ter seus dias contatos, a ser deixada de lado de fato e não por ficção”. 
Tiago Tao - Cineclube Lanterninha/BA
Já Thiago Tao do Cineclube Lanterninha/BA diz que “esta é uma PRIMEIRA PROVOCAÇÃO, para a formação de uma rede cineclubista no Brasil”. Segundo Tao “As representações estaduais cineclubistas (ou cineclubes de cada estado) devem verificar seus editais estaduais, para discutirmos o que pode ser inscrito com foco na Jornada de novembro”. 
Cláudio Lyrio - Cineclube Mocamba/BA
O CineClube Mocamba foi representado pelo seu coordenador Cláudio Lyrio. Segundo Lyrio “temos agora a oportunidade de horizontalizar o movimento cineclubista no Brasil e acima de tudo buscar a aproximação com outros movimentos sociais no Brasil (povos da floresta, quilombolas, sem teto, sem terra, campesinos, atingidos por barragens, atingidos por eucalipto, pescadores, marisqueiros, extrativistas, povos tradicionais, ribeirinhos, povos de terreiro, rezadeiras, parteiras, curandeiras, etc)”. 
Marcão - Cineclube Sabotagem/MG e Luiz Alberto Cassol - CNC
Cineclubista de São Paulo e da Bahia
João Batista Pimentel Neto - Cineclube Difusão Cultural/SP
Agora nosso desafio é plural, participativo, afetuoso e na horizontal!!! 

Algumas imagens nos olhares dos Cineclubes Mocamba - Itabuna/BA, Cineclube Clã Periférico - Salvador/BA e Quilombo Verde – Cajazeira/BA.
Segue abaixo os componentes da nova diretoria que irá tocar os trabalhos até a Jornada da Bahia. Jornada que será marcada pela ratificação de novos pensamentos e reformas no estatuto do CNC. 

Presidente: Jorge Conceição (BA) 

Vice-presidente: Diego Nascimento (ES) 

Sec. Geral: Gleciara Ramos (BA) 

Sec. Geral Adj.: Luciano Lopes (BA) 

Tesoureiro: Tiago Alves (BA) 

Adj.: Mariza Teixeira (ES) 

Comunicação: Aléxis Góis (BA) 

Adj.: Carol Paraguaçu (GO) 

Formação: Isidoro Cruz Neto (BA) 

Adj.: André Sandino (RJ) 

Memória: Luciano Guimarães (ES) 

Adj.: Francisco Weyl (PA) 

Articulação: Graziele Ferreira (SE) 

Adj.: Sebastião Genelhú (MG) 

Acervo: Sérgio Brito (BA) 

Adj: Cláudio Lyrio (BA) 

Regionais (titular e adj) 

NO: Arthur Ribeiro (PA) e Simone Norberto (RO) 

NE: Valber Teixeira (BA) e Nivaldo Soares (AL) 

CO: Carol Sartomen (MS) e Luiz Eduardo (GO) 

SE: José Luiz Fernandes (SP) e Marcos Donizetti (MG) 

 Gisely Cesconetto (SC) e Vilson Menezes (RS) 
Segue link vídeo com imagens produzidas coletivamente pelos Cineclubes Mocamba - Itabuna/BA, Cineclube Clã Periférico - Salvador/BA e Quilombo Verde – Cajazeira/BA.
Um passo a Frente e você já não esta no mesmo lugar!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário