segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Manifestação da diretoria do CNC acerca das demandas apresentadas em relação à ação Cine Mais Cultura.


OFÍCIO 040/2012 Santa Maria, 29 de janeiro de 2012. 

Prezad@s Cineclubistas, 

Respondendo as manifestações e reivindicações referentes à Ação Cine Mais Cultura, o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros - CNC, através de sua diretoria, lembra que tais questões foram levantadas em reunião realizada em 24 de junho de 2011, durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Santa Catarina, (relatada no ofício 017/2011) onde estavam presentes representantes do CNC e a própria Secretária Ana Paula Santana. 

Desta reunião foi acertado um encontro entre a Secretaria do Audiovisual (Sav), a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC) e o CNC para a continuidade da parceria e do convênio. Contudo tal encontro não foi sequer agendado. 

Por esta razão reforçamos o contato sobre o tema com a Secretaria do Audiovisual por meio de ofício (025/2011 em 25 de novembro de 2011,). Ofício de conteúdo similar foi enviado à Ministra da Cultura Ana de Hollanda (028/2011), ao Diretor Geral da Cinemateca Brasileira Carlos Magalhães (Ofício 027/2011), à Diretora Executiva da Sociedade Amigos da Cinemateca, Maria Dora G. Mourão (Ofício 029/2011) e ao Secretario Executivo do Ministério da Cultura, Vítor Ortiz (Ofício 030/2011). 

A resposta oficial não correspondeu às expectativas e solicitações que realizamos, ou seja, não obtivemos repostas à altura das demandas apresentadas. 

Diante disto, a diretoria do CNC, por meio de seu presidente Luiz Alberto Cassol, estabeleceu contato com a Cinemateca Brasileira onde foi confirmada a realização de uma reunião de construção de pauta entre CNC, SAv, SAC e Cinemateca Brasileira. A reunião já foi aceita e encaminhada pela Secretária Ana Paula Santana e será realizada em Porto Alegre, em uma data entre 06 e 10 de fevereiro. 

Na reunião serão apresentadas as sugestões e cobranças da base do movimento cineclubista que, com a independência que lhe é inerente e necessária, indignada com a morosidade, descontinuidade, rompimento de pautas e quebra das expectativas de ação com a não execução dos selecionados de editais publicados, decidiu autonomamente criar manifestos em redes sociais, exigindo e demonstrando que irá tomar todas as medidas cabíveis para o devido encaminhamento. 

As solicitações apresentadas nas listas, redes sociais e fóruns de comunicação indicando a posição do movimento, serão levadas à reunião e assim esperamos que os debates se transformem em ações e cumprimento de políticas previamente estabelecidas. 

Renovamos os nossos votos de estima e consideração, 
Apresentando nossas cordiais 
Saudações Cineclubistas


Luiz Alberto Cassol
Presidente do CNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário