segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

II CachoeiraDoc

O II CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira deverá se realizar entre 07 e 11 de dezembro de 2011 no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Curso de Cinema e Audiovisual dessa mesma Universidade, e abrigará quatro mostras - Mostra Competitiva Nacional, Mostra Competitiva Bahia,Retrospectiva Agnés Varda, Mostra Documentários Experimentais; o II Ciclo de Conferências: o cinema e o desafio do real, além de intervenções artísticas ao ar livre, com projeção de imagens, música ao vivo e artes visuais, no encerramento do evento. Na abertura do festival contaremos com a projeção do filme "Marighella", dirigido por Isa Grinspum Ferraz, em praça pública.

A primeira edição do festival ocorreu entre os dias 05 e 11 de novembro de 2010. O evento contou com um público de 2000 pessoas, que nos sete dias de festival assistiram cerca de 40 filmes, entre curtas e longas-metragens, participaram de oficinas e debates junto a cineastas e pesquisadores que aqui estiveram presentes. A Mostra Competitiva exibiu 19 documentários, selecionados entre 165 inscritos oriundos das cinco regiões do país.

Sábado (10/12), às 19h, acontecerá no Foyer do auditório do CAHL o lançamento do livro Quando o cinema vira urbanismo: o documentário como ferramenta de abordagem da cidade, de Silvana Olivieri. A publicação tem como foco a produção cinematográfica e documentária – brasileira e estrangeira – que aborda questões que se relacionam com a cidade e a vida urbana. A autora busca discutir a influência que esses recursos audiovisuais podem exercer sobre a prática de urbanismo, tendo como grande influência as noções de “orgânico” e “cristalino”, desenvolvidas, sobretudo, por Gilles Deleuze. Silvana Olivieri é arquiteta urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em 1997, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2007. Atualmente, vem se dedicando à pesquisa e criação nas áreas de Audiovisual e Artes Visuais, caminhando sempre ao lado da Arquitetura e Urbanismo.

Oficinas

Além de mostra de filmes e conferências, o II Festival de Documentários de Cachoeira – CachoeiraDoc também oferece atividades especiais para estudantes e profissionais da área audiovisual, bem como para estudantes de ensino médio. As oficinas são gratuitas e acontecem no Centro de Artes, Humanidades e Letras (Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n, Centro). Haverá certificado para os participantes.

O som no documentário

A oficina com Nicolas Hallet visa o aprofundamento da prática e a reflexão estética sobre o som no documentário. Entre os conteúdos trabalhados constam: captação de áudio em meios interno e externo - trabalho com a acústica do lugar, uso dos microfones adaptados, revisão e organização do material captado, passagem do analógico para o digital, do digital para a ilha de edição, sincronização. Também deverá ser abordado o desenho de som para documentário.

Nicolas Hallet é belga e reside no Brasil desde 1998. Diretor de som, técnico de som, diretor de fotografia, Fotografo still e realizador de documentários, estudou Cinema e Vídeo na Academie des Beaux Arts de Bruxelas na Bélgica, trabalha em curtas e longas desde 1998. Já trabalhou em dezenas de filmes, dentre eles: “Pau Brasil”, de Fernando Bélens; “KFZ 1348? de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, recebeu o prêmio de melhor som no Festival Cine Ceará de 2005 pelo áudio do filme “Entre Paredes”, de Eric Laurence. Ministra oficinas de captação de som e desenho de som desde 2000.

Vagas: 20 pessoas que tenham noções básicas de captação de som direto
Carga horária: 25 horas
6 a 10/12, de 8h a 13h, no CAHL/UFRB (Cachoeira, Bahia)

Oficina de Web Documentário

Com Diego de Jesus, Diogo Nunes, Elen Linth e João Aleixo - membros do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário da UFRB.

A oficina promove uma introdução à linguagem audiovisual e capacitação para a realização de conteúdos documentais a serem veiculados pela internet, dividindo-se em duas etapas: 1) a linguagem audiovisual; 2) a produção de curtas-metragens documentais. Dialogando com as convergências de mídia e incentivando modos de concepção de imagens produzidas com o uso de dispositivos portáteis, a Oficina de Web Documentário se volta a mais um possível meio de expressão cinematográfica.

Vagas: 20 alunos de 16 a 19 anos, matriculados no ensino médio
Carga horária: 8 horas

7 e 8/12, de 9h a 13h, no CAHL/UFRB

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação:
Amaranta Cesar

Coordenação:
Ana Rosa Marques

Curadoria da Mostra Agnès Varda:
Amaranta Cesar

Curadoria da Mostra Documentários Experimentais:
Ana Rosa Marques

Curadoria da Mostra Competitiva Nacional:
Amaranta Cesar, Ana Rosa Marques, Diego de Jesus, Elen Linth e João Aleixo

Coordenação de Produção: 
Fernanda Pimenta e Leonardo Costa

Assistentes de Produção: 
Izadora Chagas e Leandro Rodrigues

Assessoria de Comunicação:
Jean Cardoso

Redes Sociais:
Leonardo Costa

Design: 
Everton Marco e Tiago Ribeiro (Zito estúdio de criação)

Revisão de texto: 
Moema Franca

Fotos do site e do catálogo: 
Everton Marco, Tiago Ribeiro e Luís Parras

Criação de VT: 
Alequine Sampaio e Raquel Castro

Cenografia do Foyer: 
Camila Mota, Laís Lima e Vonaldo Mota

Monitores: 
Artur Dias, Bruno Machado, Camila Mota, Daniela Teixeira, Evandro de Freitas, Glenda Nicário, Gleydson Públio, Jhones
Nunes, Laís Lima, Larissa Oliveira, Luara Dal Chiavon, Mbéni Waré, Ruy Dutra, Samir Suzart 

Mapping CachoeiraDoc: 
Coletivo Zooia, Fernando Rabelo, Cláudio Manoel

Maiores informações: http://cachoeiradoc.com.br
Dúvidas: contato@cachoeiradoc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário