domingo, 29 de novembro de 2015

É cada vez mais perigoso ser livre*

A MFL, na medida do impossível, nasceu e ainda existe porque é feita de filmes resistentes e guerreiros, como ela mesmo se acha; um lugar que respira cinema e, dai, vida, potencializada nos milhões de frames que exibe e comenta - e neste ano reverberando por 4 meses em 4 capitais brasileiras e dúzias de cineclubes.

Em 14 anos tanta coisa mudou e muda, é importante sacar que nós obviamente ajudamos neste crescente cenário da produção e difusão alternativa, inventiva e não apenas comercial, de filmes (e pessoas) que transitam por signos, valores, referências e desejos mais amorosos do que monetários. Antes da grana vem a gana por se expressar e fazer sentido num planeta cada dia mais complexo, violento e hipócrita, o que torna o tal “papel” da arte ainda mais crucial em seu poder de transformação de vidas e futuros.

Mostrar filmes é passar a sê-los, e estamos muito felizes de sermos estes 260 filmes que este ano passaremos! Com eles, não queremos só entreter, mas também deformar um público tantas vezes formatado em gostar e querer um modelo de vida/ discurso/poder superficial, mas com um tremendo poderio econômico/midiático. Então a luta por mais espaço para os filmes livres segue grande, mas estamos no caminho certo e confiantes, porque juntos somos melhores!
 
Guilherme Whitaker* Mário Silva (adaptado).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário