terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cineclube Mocamba realiza sessão de audiovisual em Ferradas na casa onde nasceu Jorge Amado


A sessão aconteceu no dia 25 de setembro em Ferradas, bairro de Itabuna/BA, no auditório da Casa Jorge Amado. A Casa Jorge Amado é um espaço de preservação da história do autor, local onde nasceu o escritor baiano. Atualmente, funciona também como equipamento cultural. 

O evento contou com a participação de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), professores, coordenadores, diretores da Escola Municipal Lourival Oliveira Soares. O evento contou também com a participação de um dos monitores do Programa Mais Educação Jonh, que ministra oficinas de cineclube na escola. A abertura foi feita pelo Vice Diretor, Prof. Helbert. O documentário exibido foi O "Riso dos Outros" do diretor Pedro Arantes.
Exibido pela TV Câmara, o documentário, vem fazendo um enorme sucesso nas redes sociais. Trazendo entrevistas com comediantes, humoristas, quadrinistas, acadêmicos e especialistas, o filme chegou para reacender o debate sobre os limites do humor. 
Sinopse:
Existem limites para o humor? O que é o humor politicamente incorreto? Uma piada tem o poder de ofender? São essas questões que O Riso dos Outros discute a partir de entrevistas com personalidades como os humoristas Danilo Gentili e Rafinha Bastos, o cartunista Laerte e o deputado federal Jean Wyllys, entre outros. O documentário mergulha no mundo do Stand Up Comedy para discutir esse limite tênue entre a comédia e a ofensa, entre o legal e aquilo que gera intermináveis discussões judiciais.
Após a exibição foi realizado um amplo e caloroso debate com os presentes, que puderam expor seus pontos de vista com relação ao tema. A conclusão que chegamos é que infelizmente, grande parte dos humoristas brasileiros, principalmente os que atuam no circuito do Stand Up Comedy utilizam como alvos preferenciais negros, mulheres, gordos, deficientes físicos, idosos, gays e lésbicas. Desvalorizando claramente as minorias, reproduzindo a ideologia da classe dominante. Uma observação foi a ausência de entrevistas com humoristas cearense no documentários, visto que o estado do Ceará é um dos maiores celeiros da comediantes desse país.
Na avaliação de Cláudio Lyrio, um dos coordenadores do CineClube Mocamba, o cineclube cumpre com a sua função a partir do momento que promove debates sobre temas variados com a sociedade itabunense, principalmente temas que são dogmáticos, tidos como verdade absoluta, que falam sobre sexo, drogas, preconceito racial, violência e outras coisas mais. Segundo Lyrio, o auditório da Casa Jorge Amado é um espaço público que está adequado para a realização desse tipo de atividade. Outras sessões virão.
Aproveitamos para agradeçer a todos que colaboram com a realização dessa atividade, destacamos aqui a FICC, pela sessão do espaço e disponibilização do técnico de som, a direção da Escola Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, professores e coordenadores pela mobilização e participação e em especial a todos os alunos e alunas que brilharam com seus depoimentos. Agrademos também pelo excelente cachorro quente que foi servido no final.

Democratização do audiovisual brasileiro!

Viva ao movimento cineclubista da Bahia!

Cineclube Mocamba
União dos Cineclubes da Bahia - UCCBA
Conselho Nacional de Cineclubes - CNC
Federação Internacional de Cineclubes - FICC

Vem aí a 29ªJornada Nacional de Cineclubes

Nenhum comentário:

Postar um comentário