quarta-feira, 23 de outubro de 2013

IX Panorama vai acontecer em Salvador e Cachoeira

No ano em que fomos às ruas…

… insatisfeitos com essa democracia ilusória, o Panorama relembra aqui seus compromissos com a produção independente, exibições de boa qualidade em cinemas de rua e localizados em Centros Históricos. Compromisso com o cinema, com a cidade e com a nossa história.

O Panorama acontece simultaneamente em Salvador e Cachoeira. O nosso reconhecimento à Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e ao Cineclube Mário Gusmão, que acolhem, pela segunda vez consecutiva, o festival na cidade histórica de Cachoeira.

Ao longo dos oito dias de festival, o Panorama exibe uma produção praticamente inédita no estado. Nas Competitivas Nacional e Baiana, filmes potentes e com personalidade. Tem muito filme bom, aqui!

Importante para a Bahia e também para o Brasil, o Panorama firmou parceria com dois festivais que admiramos: Indielisboa (Portugal) e FICUNAM (México) vão anunciar, ao final do festival, dois filmes brasileiros selecionados para suas próximas edições.

Pela primeira vez, o Panorama realiza competição internacional de curtas-metragens. Filmes de diferentes países, com distintas abordagens e temas, que traçam um vigoroso painel da produção mundial.

Desde a nossa primeira edição, em 2002, sempre tratamos do cinema do presente, mas sem deixar de olhar com carinho especial para o que já foi realizado. Em 2013, o Panorama faz breve retrospectiva de três cineastas de vital importância para nós todos: Roberto Pires, Carlos Reichenbach e Alfred Hitchcock. Projeções de cópias restauradas à altura do cuidado com que esses cineastas confeccionaram os seus filmes.

Nessa edição, estamos trabalhando em parceria com diversas universidades e escolas públicas estaduais e municipais, pois sabemos que o mais grave de todos os entraves em nosso país está na educação, ou na falta dela. Os estudantes terão acesso gratuito às sessões do Panorama. Gratuitas também serão as oficinas do festival: uma oficina de crítica cinematográfica, uma oficina de direção, além do Laboratório de Roteiros, uma proposta pioneira no estado e que consideramos muito importante para o desenvolvimento do cinema na Bahia.

O Panorama foi contemplado em edital estadual para projetos calendarizados, ação inédita e que garante três edições seguidas do nosso festival. Pela primeira vez, começamos uma edição com a certeza de que a próxima acontecerá, algo revolucionário em termos de projetos culturais.

Mas, infelizmente, esse mesmo governo cortou as verbas da cultura, que já são pequenas, deixando centenas de artistas e produtores em situação delicada. Diversas ações culturais do próprio estado foram canceladas, projetos contemplados pelo Fundo de Cultura não receberam recursos e não existe, ainda, perspectiva para o caso.

Infelizmente, o mesmo governo que criou a Secretaria de Cultura (SECULT), demanda antiga de artistas e produtores culturais, a coloca em situação de extrema fragilidade. O estrago já está feito.

Precisamos, urgentemente, que o governo tenha uma política cultural e planejamento rigorosos. E respeito aos compromissos firmados, algo primordial.

Bom Panorama a todos!

Cláudio Marques e Marília Hughes

Maiores informações visite: http://www.coisadecinema.com.br/panorama/

Nenhum comentário:

Postar um comentário