quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Cuíca de Santo Amaro em Itabuna e Ilhéus

O documentário “Cuíca de Santo Amaro – O poeta mais temido da Bahia”, chega a região Litoral Sul, com exibições nas cidades Itabuna e Ilhéus. A exibição única em Itabuna será no dia 05 de setembro no Centro de Cultura Adonias Filho, às 19:30. Em Ilhéus, o filme entra em cartaz no Cine Santa Clara, dia 06 de agosto onde fica até o dia 12 de setembro, sempre às 18:00, com valor promocional de cinco reais (R$ 5,00).

O longa-metragem, dirigido por Joel Almeida e Josias Pires, já foi exibido em festivais de cinema no Brasil e no exterior, desde o dia 9 de agosto o documentário está em cartaz em salas de Salvador, no Shopping Iguatemi, no Circuito Sala de Arte e no Espaço Itaú Glauber Rocha. O circuito no interior contempla 29 cidades, cobrindo todas as regiões da Bahia. Realizado com o patrocínio de edital do Programa Petrobras Cultural, o filme teve o projeto de difusão e exibição na Bahia patrocinado pelo Fundo de Cultura do Estado, a partir de edital setorial do audiovisual de 2012 promovido pela Fundação Cultural /Secult.

Assista trailer em: http://www.youtube.com/watch?v=dekX4o6UUHI

Sinopse: Na idílica Salvador dos anos 40 e 50 Cuíca de Santo Amaro atenta contra o pudor e brada contra a hipocrisia, revelando em praça pública segredos de alcova e trapaças de ricos marreteiros. É o cronista social. Nada lhe escapa: o custo de vida, os crimes mais comoventes, manobras dos líderes da II Guerra Mundial. Suas histórias não raro obscenas, vendem como caninha nas feiras de Salvador e do Recôncavo da Bahia. Transformado em personagem dos escritores Dias Gomes e Jorge Amado e de filmes de Roberto Pires e Anselmo Duarte, Cuíca deixa atrás de si um rastro de polêmica. “Comigo não tem bronca”, garantia. É a versão popular do boca de brasa, o Gregório de Mattos sem gramática. Herói e anti-herói. Trovador repórter. O maior comunicador que a Bahia já teve. É um performer antes de Salvador virar metrópole.
Itabuna: 05/09/2013
Local: Centro de Cultura Adonias Filho
Horário: 19:30h Entrada franca (respeitando o limite de lotação do espaço.)

Ilhéus: 06/09/2013 à 12/09/2013
Cine Santa Clara
Sempre às 18:00
Entrada: R$5,00

Leia também:
Cuíca, o desconstrutor, por Josias Pires
http://cadernodecinema.com.br/blog/cuica-o-desconstrutor/
O Emblema Cuíca de Santo Amaro, por Raul Moreira / Seminário Magazine http://cuicadesantoamaro.blogspot.com.br/2013/04/o-emblema-cuica-de-santo-amaro.html
Texto do cineasta Fernando Belens sobre o filme: http://cadernodecinema.com.br/blog/cuica-de-santo-amaro/
Site do filme: http://www.docdoma.com.br/cuicadesantoamaro/
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=dekX4o6UUHI

Nenhum comentário:

Postar um comentário