quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Carta da comunidade Guarani-Kaiowá decidindo por morte coletiva


LINK PRA BAIXA O CD
http://www.4shared.com/file/235155073/c48ecb48/Bro_Mcs__2009__-_Rap_Indgena.html

Carta da comunidade Guarani-Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay-Iguatemi-MS para o Governo e Justiça do Brasil

Nós (50 homens, 50 mulheres, 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá originárias de tekoha Pyelito kue/Mbrakay, vimos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de despacho/ordem de nossa expulsão/despejo expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS, conforme o processo nº 0000032-87.2012.4.03.6006, em 29/09/2012.

Recebemos esta informação de que nós comunidades, logo seremos atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal de Navirai-MS. Assim, fica evidente para nós, que a própria ação da Justiça Federal gera e aumenta as violências contra as nossas vidas, ignorando os nossos direitos de sobreviver na margem de um rio e próximo de nosso território tradicional Pyelito Kue/Mbarakay.

Assim, entendemos claramente que esta decisão da Justiça Federal de Navirai-MS é parte da ação de genocídio/extermínio histórico de povo indígena/nativo/autóctone do MS/Brasil, isto é, a própria ação da Justiça Federal está violentando e exterminado e as nossas vidas. Queremos deixar evidente ao Governo e Justiça Federal que por fim, já perdemos a esperança de sobreviver dignamente e sem violência em nosso território antigo, não acreditamos mais na Justiça Brasileira.

A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas?? Para qual Justiça do Brasil?? Se a própria Justiça Federal está gerando e alimentando violências contra nós. Nós já avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui. Estamos aqui acampados 50 metros de rio Hovy onde já ocorreram 4 mortos, sendo 2 morreram por meio de suicídio, 2 morte em decorrência de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas. Moramos na margem deste rio Hovy há mais de um (01) ano, estamos sem assistência nenhuma, isolada, cercado de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos comida uma vez por dia. Tudo isso passamos dia-a-dia para recuperar o nosso território antigo Pyleito Kue/Mbarakay.

De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali estão o cemitérios de todos nossos antepassados. Cientes desse fato histórico, nós já vamos e queremos ser morto e enterrado junto aos nossos antepassados aqui mesmo onde estamos hoje, por isso, pedimos ao Governo e Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas solicitamos para decretar a nossa morte coletiva e para enterrar nós todos aqui. Pedimos, de uma vez por todas, para decretar a nossa dizimação/extinção total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar os nossos corpos. Esse é nosso pedido aos juízes federais.

Já aguardamos esta decisão da Justiça Federal, Assim, é para decretar a nossa morte coletiva Guarani e Kaiowá de Pyelito Kue/Mbarakay e para enterrar-nos todos aqui. Visto que decidimos integralmente a não sairmos daqui com vida e nem morto e sabemos que não temos mais chance em sobreviver dignamente aqui em nosso território antigo, já sofremos muito e estamos todos massacrados e morrendo de modo acelerado. Sabemos que seremos expulsas daqui da margem do rio pela justiça, porém não vamos sair da margem do rio. Como um povo nativo/indígena histórico, decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.

http://racismoambiental.net.br/2012/10/justica-brasileira-ordena-expulsao-de-indigenas-guarani-kaiowa/


16 comentários:

  1. Que maravilha! Espero que jovens brancos possam aprender com vcs um pouco da cultura indígena para cantar e dançar também assim fazendo um intercâmbio de transformação e união dessa nossa Terra Brasil.
    Obrigada ao povo Guarani-kaiowá e a todos os povos indigenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Regina Neves, pela demonstração gratuita de imbecilidade total.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Isso é ironia, Regina Neves, ou vc comenta artigos sem lê-los antes? No 1º caso seria uma espetacular exibição de truculência e insensibilidade; no 2º, faço minhas as palavras do Victor Coelho.

      Excluir
    4. então...no caso houveram as mortes...também me pergunto "maravilha onde?" vamos ver com atenção sei que hoje em dia isso é quase um sacrifício.
      https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NlPEZ3qKp1s

      Excluir
  2. Que maravilha??? Índios cometendo suicídio coletivo por não poderem viver em paz em suas terras agora é bonito?

    ResponderExcluir
  3. Isso deveria ser motivo de escândalo e comoção nacional. Mas a vida humana dos empobrecidos, sabemos, nada vale num país embrutecido por 22 anos de neoliberalismo.

    ResponderExcluir
  4. A Regina não deve ter lido nem o título da reportagem!

    ResponderExcluir
  5. estou lendo isso agora dia 15, o que aconteceu depois desta declaração? que coisa terrível

    ResponderExcluir
  6. Essa notícia no site do CMI foi divulgada em meados de agosto. Alguém sabe se houve alguma comoção em apoio a essa comunidade? Vi algumas notícias em setembro, postadas como comentário ao que foi divulgado pelo CMI, sobre ameaças dos fazendeiros e tiros disparados por cerca de 24h contra os índios. Uma lástima!

    E Regina Neves, uma pena a sua falta de noção em não ter se dado ao trabalho de ler a notícia! Seu comentário foi ultra violento!

    ResponderExcluir
  7. O PARTIDO VAGABUNDO QUE ESTÁ NO GOVERNO, SE TAL ATO FOR COMETIDO, PODEM COLOCAR NA CONTA DA TERRORISTA DILMA DO SÓCIOPATA LULA E CORRELIGIONÁRIOS!

    ResponderExcluir
  8. Além dessa trágico desabafo dos brasileiros de fato "originais"porque os que chegaram aqui despois de 1500 sao meros invasores, acho extremamente grave e lamentável que tudo isso esteja ocorrendo sem que a maior parte da populacao brasileira nem esteja sabendo disso ou, se sabem, parecem estar insensíveis a isso e continuando a honrar Lula e Cia. Um grande exemplo disso é a escalada meteórica de Haddad a prefeitura de Sao Paulo, que sem o apoio de Lula, sabemos que por sua inexpressividade, nao teria chances nem de chegar ao segundo turno; quanto mais estar a frente de Serra. Enquanto esses compatriostas honrados estao sendo massacrados, a Rede Globo oferece 6 milhoes de reais para Ronaldinho perder peso! E isso atrai mais a atencao do povo do que a realidade em torno dele!!Eu acho que isso que esta acontecendo aos indios deveria estar sendo divulgado e combatido pelas pessoas de bem desse país!! Mais um abuso de poder e sinal de omissao desse governo neoliberal entreguista!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir