Para finalizar com chave de ouro o Projeto "Mostra do Audiovisual Cultural em Assentamentos Rurais da Bahia - Cine Mocamba – Agroecologia in Foco", apoiado através do Calendário das Artes 2012 - FUNCEB/SECULT BA, aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro de 2012 a sua terceira e última edição, realizada no assentamento Paulo Jackson, cidade de Ibirapitanga - BA, Território Baixo Sul, Bahia.
Tendo como objetivos fortalecer os espaços coletivos dos assentamentos, contribuindo para a consolidação de espaços culturais por meio da mostra de audiovisuais que tratem questões referentes à cultura e agroecologia, valorizar e divulgar produções audiovisuais nacionais, assim como trabalhar a formação de plateia no meio rural e incentivar a criação de espaços de discussão a respeito das temáticas abordadas nos audiovisuais, divulgar o cineclubismo e a produção de audiovisuais no macroterritório, a Mostra novamente obteve o êxito esperado.
Para a realização dos dois dias de Mostra o assentamento garantiu o espaço físico da Cabana de Eventos, onde as exibições e rodas de conversas foram realizadas.
Além da sua escola – Escola Municipal Girassol, onde a equipe de produção ficou alojada.
O primeiro dia da Mostra, sábado - 29/set, contou com a presença de um público recorde de 108 expectadores, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Dentre os presentes, além do público do assentamento, alguns do assentamento vizinho, P. A. Antonio Conselheiro III. Também esteve prestigiando o evento neste dia o Sr. Gilmar Fraga, representando a Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT-BA, responsáveis pelo apoio institucional ao projeto.
Todos os presentes tiveram a oportunidade de assistir 07 produções audiovisuais nacionais, organizadas em 02 sessões, com destaque para os filmes “Caçadores de Saci”, de Sofia Federico, da 1ª sessão voltada para o público infantil.
Na oportunidade o CineClube Mocamba aproveitou para fazer o lançamento do BOX TERRA, uma articulação estadual do movimento cineclubista baiano através da UCC-BA (União dos Cineclubes da Bahia), com o filme “A Rede – Rede Produtiva Frutos da Terra”, realizado através da parceria da AECA/BA (Associação Estadual de Cooperação Agrícola / Bahia), OCA / Cineclube MOCAMBA (Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica) e UCC-BA (União dos Cineclubes da Bahia). Finalizando este dia, foi realizado um bate papo amistoso sobre as impressões a respeito dos filmes.
Para o segundo dia da Mostra a mesma dinâmica foi mantida, sendo exibidas outras 06 produções audiovisuais nacionais para um público de 59 pessoas. O destaque do dia ficou por conta da exibição do filme “O Veneno está na Mesa”, de Sílvio Tendler, documentário que aborda a triste realidade atual do país: a de maior consumidor mundial de agrotóxicos. Ao final das sessões uma nova roda de conversa foi organizada, procurando colher as impressões gerais dos presentes sobre os filmes, a temática agroecológica e a avaliação geral da Mostra no assentamento. O evento contou também com o grupo de animação do assentamento, que com muito talento e simpatia alegraram os presentes no encerramento.
Segundo avaliação feita pelos assentados a iniciativa de realizar a Mostra do Audiovisual Cultural em áreas de assentamento de reforma agrária na Bahia foi excelente, principalmente porque apontou para diversas alternativas do uso dos recursos audiovisuais como instrumento pedagógico para a sensibilização, socialização e divulgação das experiências que estão sendo construídas nos assentamentos da região e acima de tudo proporciona o envolvimento da Juventude dos assentamentos, isso deveria ser realizada mais vezes. De acordo com outros assentados, a escolha dos audiovisuais exibidos foi bastante feliz, uma vez que retrataram muito da realidade deles e reforçaram a importância da união para concretizar os projetos do assentamento.
Investir em projetos como esse é provocar o desenvolvimento sustentável a todos que se utilizam de algumas das diversas formas de atividades diretas e transversais dos cineclubes e, também, proporcionar democratização, acessibilidade e diversidade ao público baiano.
E assim encerramos mais uma ação do CineClube Mocamba acreditando na força do movimento cineclubista da Bahia.
Viva ao movimento cineclubista da Bahia!!!!
Viva a União dos CineClubes da Bahia!!!
“Como arte a ser valorizada neste projeto, a arte do audiovisual tem de ir onde o povo está!”
belo trabalho! sou a protagonista do filme caçadores de saci! amo ficar lendo os doc referente ao meu passado!
ResponderExcluirbelo trabalho! sou a protagonista do filme caçadores de saci! amo ficar lendo os doc referente ao meu passado!
ResponderExcluirParabéns pelo audiovisual, dialoga bastante com a juventude.
ResponderExcluir