sexta-feira, 2 de maio de 2014

A HISTÓRIA DE EUCLIDES NETO NAS PALAVRAS DE RITA LÍRIO

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) serviu de cenário do lançamento do livro "A palavra e o tempo de Euclides Neto: um garimpeiro da identidade cultural grapiúna", de autoria de Rita Lírio de Oliveira. A publicação, feita pela Editus, recobra vida e obra de um escritor com alma proeminente itabunense e cuja obra por vezes é desconhecida de seus concidadãos. 

O lançamento contou com apresentações de teatro e poesia. A escritora, Rita Lírio, falou de sua emoção ao lançar o seu primeiro título literário, obra advinda de suas pesquisas em nível de Mestrado. "Eu me senti muito tranquila ao escrever sobre Euclides Neto pelo fato de observar na história dele uma história de garra e coragem. As descobertas feitas suscitam algo que não pode e nem deve ficar no vazio do esquecimento", declarou. 

Quem compareceu ao evento esteve a todo o tempo envolvido com o universo de um menino que nasceu na zona rural, permeado da cultura agrícola das fazendas de cacau e que se envolveu fervorosamente com os estudos, com a escrita, com a carreira jurídica e com as letras, numa época em que, nessa perspectiva, estudar era algo praticamente inconcebível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário