quarta-feira, 24 de abril de 2013

MST-BA lança Maleta de Vídeos Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto

Maleta de Vídeos
Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto

MST - Extremo Sul da Bahia
“todo filme ensina algo”

 
A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto está se preparando para fazer uma viagem pelos acampamentos e assentamentos do extremo sul da Bahia. Uma viagem por esses lugares que foram reterritorializados em um processo de luta contra o agronegócio e as monoculturas, uma viagem pelas experiências de agricultores que produzem e trocam alimentos mais saudáveis, mais nutritivos e em uma relação diferente com a natureza. É uma caminhada pelos saberes populares, pela biodiversidade, a agricultura familiar e a luta pela reforma agrária.


Para esta viagem a Escola Popular preparou uma maleta de vídeos. Um baú de ferramentas pedagógicas que levam e trazem diferentes conversas sobre Agroecologia, Agrofloresta, Cultura, Educação, Questão Agrária, Gênero e Realidade Brasileira. O objetivo da maleta de vídeos é trazer ensinamentos e aprendizados sobre Agroecologia, Agrofloresta, educação e ao mesmo tempo alimentar as falas, em diferentes espaços sobre a construção de Assentamentos Agroecológicos. 

Cinco recomendações para utilizar a maleta:

1. O Núcleo de Agroecologia e Educação ou o Setor de Produção de cada acampamento ou assentamento pode utilizar os vídeos para debater algum tema junto aos acampados e assentados.

2. Os jovens podem organizar um Cineclube, programar para qualquer dia da semana a exibição de um dos vídeos e ao final da exibição preparar uma fala sobre o tema do vídeo, provocando o debate entre todos os participantes.

3. As mulheres podem realizar suas reuniões de trabalhos e estudos coletivos, começando por conhecer diversas experiências de organização de mulheres que estão presentes nos vídeos da maleta.

4. Os educadores podem aproveitar os vídeos da maleta para introduzir alguns temas dentro de suas aulas e enriquecer seus trabalhos.

5. Os técnicos podem marcar um Cineclube para complementar os debates que fazem no dia a dia com as famílias em suas roças. Ou quando identificarem um problema no acampamento ou assentamento, propor a exibição de um filme que dialogue com este problema.

Além disso, a maleta não está fechada, se você tem outros vídeos interessantes, podemos adicioná-los à nossa maleta.

Agradecemos aos diretores e realizadores que fizeram possível a construção da maleta e às organizações: OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, Cineclube Mocamba, União de Cineclube da Bahia,  Conselho Nacional de Cineclubes, Marcha Mundial das Mulheres, Filó Comunicação Educação e Arte, Articulação Nacional de Agroecologia, ESALQ/USP, OCA – Laboratório de Política e Educação Ambiental, Instituto Cabruca, Equipe da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto.
Em nome da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto queremos compartilhar com vocês que durante a próxima semana realizaremos o I módulo do nosso curso de Formação de Formadores em Agroecologia e durante o curso realizaremos o lançamento de nossa Maleta de Vídeos. 

Agradecemos a todos e todas que contribuíram com materiais para a realização desta maleta. Estamos abertos para continuar recebendo materiais e ampliando nossa videoteca da Escola Popular. 

Alif , Branda , Gesica, Geisiane, Cásio , Claudinei , David , Gilde P, Marcelo , Iseliane , Marcia, Chicó, Vanessa, Ana Paula , Daniel.

Coletivo de Comunicação da Escola Popular


Apoio:
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário