quarta-feira, 24 de abril de 2013

MST-BA lança Maleta de Vídeos Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto

Maleta de Vídeos
Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto

MST - Extremo Sul da Bahia
“todo filme ensina algo”

 
A Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto está se preparando para fazer uma viagem pelos acampamentos e assentamentos do extremo sul da Bahia. Uma viagem por esses lugares que foram reterritorializados em um processo de luta contra o agronegócio e as monoculturas, uma viagem pelas experiências de agricultores que produzem e trocam alimentos mais saudáveis, mais nutritivos e em uma relação diferente com a natureza. É uma caminhada pelos saberes populares, pela biodiversidade, a agricultura familiar e a luta pela reforma agrária.


Para esta viagem a Escola Popular preparou uma maleta de vídeos. Um baú de ferramentas pedagógicas que levam e trazem diferentes conversas sobre Agroecologia, Agrofloresta, Cultura, Educação, Questão Agrária, Gênero e Realidade Brasileira. O objetivo da maleta de vídeos é trazer ensinamentos e aprendizados sobre Agroecologia, Agrofloresta, educação e ao mesmo tempo alimentar as falas, em diferentes espaços sobre a construção de Assentamentos Agroecológicos. 

Cinco recomendações para utilizar a maleta:

1. O Núcleo de Agroecologia e Educação ou o Setor de Produção de cada acampamento ou assentamento pode utilizar os vídeos para debater algum tema junto aos acampados e assentados.

2. Os jovens podem organizar um Cineclube, programar para qualquer dia da semana a exibição de um dos vídeos e ao final da exibição preparar uma fala sobre o tema do vídeo, provocando o debate entre todos os participantes.

3. As mulheres podem realizar suas reuniões de trabalhos e estudos coletivos, começando por conhecer diversas experiências de organização de mulheres que estão presentes nos vídeos da maleta.

4. Os educadores podem aproveitar os vídeos da maleta para introduzir alguns temas dentro de suas aulas e enriquecer seus trabalhos.

5. Os técnicos podem marcar um Cineclube para complementar os debates que fazem no dia a dia com as famílias em suas roças. Ou quando identificarem um problema no acampamento ou assentamento, propor a exibição de um filme que dialogue com este problema.

Além disso, a maleta não está fechada, se você tem outros vídeos interessantes, podemos adicioná-los à nossa maleta.

Agradecemos aos diretores e realizadores que fizeram possível a construção da maleta e às organizações: OCA - Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica, Cineclube Mocamba, União de Cineclube da Bahia,  Conselho Nacional de Cineclubes, Marcha Mundial das Mulheres, Filó Comunicação Educação e Arte, Articulação Nacional de Agroecologia, ESALQ/USP, OCA – Laboratório de Política e Educação Ambiental, Instituto Cabruca, Equipe da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto.
Em nome da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto queremos compartilhar com vocês que durante a próxima semana realizaremos o I módulo do nosso curso de Formação de Formadores em Agroecologia e durante o curso realizaremos o lançamento de nossa Maleta de Vídeos. 

Agradecemos a todos e todas que contribuíram com materiais para a realização desta maleta. Estamos abertos para continuar recebendo materiais e ampliando nossa videoteca da Escola Popular. 

Alif , Branda , Gesica, Geisiane, Cásio , Claudinei , David , Gilde P, Marcelo , Iseliane , Marcia, Chicó, Vanessa, Ana Paula , Daniel.

Coletivo de Comunicação da Escola Popular


Apoio:
 
 
 
 

Box Estrutura de Arte e Gastronomia em Serra Grande apresenta: Babi Jaques E Os Sicilianos - Circuito Fora do Eixo

O Circuito Fora do Eixo está chegando em Serra Grande-BA: B@ - Babi Jaques E Os Sicilianos, direto de Pernambuco! Apresentando seu novo espetáculo musical "Coisa Nostra".

Terça, 30 de Abril (véspera de feriado) 'as 20h no Box Estrutura de Arte e Gastronomia Serra Grande Bahia Brasil.

E tem mais! Na quarta, dia 1o de Maio, o grupo vai ministrar a oficina "Sim, eu vivo de música", que aborda a gestão e produção cultural independente.

Música, teatro, projeções audiovisuais, intervenções, artes plásticas, tudo junto misturado!

Entrada com nome na lista: R$ 10. Envie seu nome na lista para: cinebox@live.com

Página do evento:

Mais Informações:
(73) 9813 5645 | 9801 6827 | 3239 6008
Realização: Circuito Fora do Eixo e Coletivo Reggae no Mato.

Apoio: Pousada Wunderbar, Aldeia.

Se possível, compartilhe em seus contatos, obrigado!!!

Apoio:


Mostra "O SERTÃO E O MUNDO"


terça-feira, 23 de abril de 2013

CineClube Mocamba apresenta: Making off do documentário "A atuação negra na região Grapiúna: memória e cultura" Projeto IFÁ AYÁ

Registro audiovisual feito pelo Cineclube Mocamba/Itabuna do Projeto IFÁ AYÁ -- realizado por Sara Uchôa -- Rio de janeiro -- RJ.

O projeto faz parte Bolsa Interações Estéticas -- Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 -- Funarte/MinC, realizados em parceria com o Ponto de Cultura ACAI.

O projeto propõe como eixo norteador das ações a documentação das práticas tradicionais, vivências e metodologias de ensino-aprendizagem do Ponto de Cultura e grupos culturais de matriz afro brasileira, a manutenção do laboratório de informática e a formação em audiovisual utilizando software livre.

Participaram do projeto:
OCA (Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica);
CineClube Mocamba;
Grupo Afro Encantarte;
Ilé Axé Yjexá Orixá Olufon;
Humaitá Capoeira;
Ilé Axé Oyá Funké;
Ilé Axé Yá Omi.

O grupo da oficina de audiovisual trabalhou no roteiro que orientou a elaboração de um web documentário. O tema escolhido foi a atuação negra na região Grapiúna: memória e cultura. A produção será um curta metragem documental sobre o ator baiano Mario Gusmão e sua atuação no Sul da Bahia.

O CineClube Mocamba preparou o making off da produção desse documentário.

Imagens e edição: Cláudio Lyrio
Março 2013
Itabuna/BA

quarta-feira, 17 de abril de 2013

TERRITÓRIO LITORAL SUL CELEBRA A CIDADANIA E A DIVERSIDADE CULTURAL

O Fórum de Cultura da Bahia consolidou a sua presença no Território Litoral Sul promovendo reunião de construção do Conselho Territorial do Fórum de Cultura da Bahia no Litoral Sul.
O evento aconteceu no dia 13 de abril de 2013, às 16:00, na sede do PONTO DE CULTURA ASSOCIAÇÃO DO CULTO AFRO ITABUNENSE/ACAI. A atividade aberta pela Iyálorixá Mãe Vanda, Presidente do Ponto de Cultura ACAI...
...contou com a presença de mais de 100 participantes, entre agentes e gestores culturais, artistas, lideranças de grupos culturais de matriz africana e indígena, de 07 cidades do Território. Na ocasião foi criado o Grupo de Trabalho que tem a finalidade de definir estratégias para integrar os 26 municípios que compõem o Litoral Sul à discussão político cultural.
O Grupo definiu:

- CRIAR O CONSELHO DO TERRITÓRIO LITORAL SUL NO FÓRUM DE CULTURA DA BAHIA COM AS REPRESENTAÇÕES QUE ATENDERAM A CONVOCAÇÃO;

- PROMOVER A COMUNICAÇÃO E A ARTICULAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS AUSENTES;

- PROMOVER A ITINERÂNCIA DAS REUNIÕES DO CONSELHO PELO TERRITÓRIO;

- PROMOVER A ARTICULAÇÃO COM O PODER PÚBLICO MUNICIPAL E ESTADUAL PARA GARANTIR RECURSOS PARA O CUMPRIMENTO DESSAS METAS;

- REALIZAR A 1ª REUNIÃO DO CONSELHO TERRITORIAL NO DIA 04 DE MAIO DE 2013, 14:00 NA SEDE DO PONTO DE CULTURA ACAI. TENDO COMO PAUTA A CRIAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO E A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS.

Na oportunidade foram apresentados relatórios e entregue certificados de dois projetos em execução na Região Grapiúna, Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 – Funarte/MinC, realizados em parceria com o Ponto de Cultura ACAI:

O Projeto OMO ILÚ – O Encontro dos Filhos do Tambor, realizado por Mestre Lumumba – (Benedito Luiz Amauro) – São Luiz do Paraitinga – SP.
O Projeto fomenta a implantação de 04 núcleos de formação, restauração e fabricação de atabaques escavados em madeira, nas cidades de Itacaré (Casa dos Bonecos e Quilombo D’oiti), Arataca (Assentamento Terra Vista), Pau Brasil (Comunidade Pataxó), e Itabuna (Ponto de Cultura Associação Do Culto Afro Itabunense/ACAI).

O Projeto IFÁ AYÁ – realizado por Sara Uchôa – Rio de janeiro – RJ.
O projeto propõe como eixo norteador das ações a documentação das práticas tradicionais, vivências e metodologias de ensino-aprendizagem do Ponto de Cultura e grupos culturais de matriz afro brasileira, a manutenção do laboratório de informática e a formação em audiovisual utilizando software livre.

A Festa do Tambor!!! Contou com as presenças do:

Grupo de Capoeira Humaitá

Coordenador do Território Litoral Sul e representante do Assentamento Terra Vista - Arataca/BA

Diretor do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (CEEPCMS)

Coreógrafo e Produtor Cultural Egnaldo França e o Grupo Afro Encantarte

Performance de Rita Pinheiro

Cantor e compositor sul baiano Ébano

Mestre Lumumba e suas várias facetas

Professor Ricardo Dantas

Cineclubista, Produtor Cultural Cláudio Lyrio representando a UCC/BA e CNC além da equipe OCA e Cine Clube Mocamba

Ator e Produtor Cultural Walmir do Carmo

 Cristian baixista da Banda Maturú de Uruçuca/BA

Produtor Cultural Jorge Rasta, Hugo Xoroquê & a Família Casa dos Bonecos

Além das participações especiais que apareceram por lá

Salve, salve simpatia!!!

Visite álbum de fotos: http://www.facebook.com/media/set/set=oa.139765432872770&type=1

Fonte: http://acaiba.blogspot.com.br/

Apoio: