Entre os dias 29 de outubro e 03 de novembro, o Quilombo Lagoa Santa, em Ituberá (BA) será o foco principal do movimento cineclubista e do cinema comunitário baiano. Neste período, serão realizados na localidade a Mostra Quilombo Incena e o Fórum Baiano de Cinema Comunitário.
O Fórum tem uma programação de discussões organizada a partir dos eixos: Produção – caminhos e possibilidades para desenvolvimento e difusão do cinema negro em comunidades; e Distribuição e acesso – desafios e perspectivas do acesso de comunidades rurais ao cinema brasileiro e ao cinema negro.
No turno oposto às atividades do Fórum será realizada a Mostra Audiovisual Quilombo In Cena, com a exibição de filmes documentários, curtas e longa metragens focados em conteúdos étnicos raciais. Cada filme será debatido com a participação de mestres e mestras da cultura popular e lideranças comunitárias e quilombolas de todo o país.
Os dois eventos se complementam e fazem parte do projeto Quilombo Incena, que tem como principal objetivo a ampliação do acesso ao cinema por comunidades rurais, em especial as comunidades quilombolas.
O projeto, financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia e realizado pelo coletivo da Casa do Boneco de Itacaré e pela comunidade do Quilombo Lagoa Santa, também disponibilizou uma ferramenta para o mapeamento colaborativo dos cineclubes (http://quilomboincena.tk/), e distribuirá um kit e um catálogo de filmes com recorte étnico-racial, propondo o enfrentamento da visão fragmentada, inferiorizada e invisibilizada do negro em relação à sua história e identidade afro brasileira e africana.
SERVIÇO:
O QUÊ?
Mostra Audiovisual Quilombo Incena e Fórum Baiano de Cinema Comunitário
QUANDO?
De 29 de outubro a 03 de novembro
ONDE?
Quilombo Lagoa Santa – Ituberá (BA)
QUEM VAI?
Comunidade local, cineastas, estudiosos e coletivos cineclubistas e/ou de cinema comunitário, poder público
QUEM REALIZA?
Casa do Boneco de Itacaré, Rede Mocambos, Coletivo Nordeste Livre, Comunidade do Quilombo Lagoa Santa
QUEM FINANCIA?
Fundo de Cultura da Bahia
QUEM APOIA?
União de Cineclubes da Bahia, Associação Baiana de Cinema e Vídeo/ Associação Brasileira de Documentaristas, Cinemateca da Embaixada da França
QUANTO CUSTA?
Participação gratuita mediante inscrição por e-mail
Assista ao vídeo de divulgação do projeto:
CONTATOS
quilomboincena@gmail.com
Ronaldo Eli/Dani Negra Jeje (Imprensa) – 73 9199 6986
Say Adinkra (Coordenação) – 73 8141 5528
Nenhum comentário:
Postar um comentário