Durante o mês da consciência negra o CineClube Mocamba continua com as apresentações do projeto Cinema Negro In Foco. Dessa vez a apresentação ocorreu no dia 11/11/2011 no Plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna/BA na abertura da Mesa Redonda que teve como tema principal a "Negritude Criminalizada". O documentário exibido foi "Cada negro uma negritude" de Murilo Silva Santos. produzido no ano de 2006 com 14 mim, o documentário retrata o ser negro no sul da Bahia.
Segue registro fotográfico nas imagens de Cláudio Lyrio:
Já no dia 17 de novembro a exibição acontece no Colégio Municipal Ubaldo Dantas no bairro de Fátima em Itabuna/BA. Atendendo ao convite dos estagiários do curso de Pedagogia da UESC e da Coordenação do Colégio. O público, alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), do noturno assistiram ao documentário "A negação do Brasil" produzido por Joel Zito Araújo, 90 mim / 2000.
O documentário é uma viagem na história da telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do negro nas imagens televisivas do país.
Os alunos do EJA assistiram o filme atentos e degustando uma boa pipoca regada a suco de frutas. Após a apresentação do documentário foi feito um debate com os presentes.
Segue registro fotográfico nas imagens de Cláudio Lyrio:
Segue agenda para as proxímas exibições:
22/11 Colégio Municipal Flávio Simões no Bairro de Fátima em Itabuna/BA;
24/11 Clube Social de UNA/BA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário