"Embu - Terra das Artes" (2012) é uma produção da
artista plástica Fátima Seehagen.
O filme, com duração de 1h10, resgata as diversas vozes de
Embu das Artes, com ênfase para a valorização dos aspectos artístico, cultural,
histórico e socioambiental e suscita o questionamento a respeito do futuro.
Em 2012, as promessas para devolução do território
tradicional do povo indígena Xavante de Marãiwatsédé completam duas décadas.
Desde 1992, o governo brasileiro afirma que a terra, de onde os indígenas foram
retirados à força em 1966, deve ser plenamente ocupada pelos seus verdadeiros e
legítimos donos. Mas até hoje eles continuam sofrendo graves ameaças à sua
integridade física, cultural e territorial, enquanto burocracias emperram o
processo de retirada dos ocupantes não-índios da Terra Indígena Marãiwatsédé
(MT).
Patrimônio maior do povo e da nação, a criatividade
artística e a diversidade cultural brasileira, ainda hoje, e apesar dos avanços
verificados ao longo da última década, não recebem da parte da classe política
toda a atenção e o apoio necessários ao pleno desenvolvimento de seu imenso
potencial, inclusive econômico.
Tal situação fica clara ao constatarmos que apesar dos
invariavelmente elogiosos discursos e das promessas de apoio ao setor, que há
décadas são feitas às entidades culturais e aos trabalhadores da cultura,
especialmente, durante os períodos eleitorais, infelizmente, o setor não
conseguiu até o momento sequer ver aprovados pelo Congresso Nacional alguns
poucos projetos e emendas constitucionais fundamentais ao estabelecimento dos
marcos legais para a implementação das políticas públicas de cultura que foram
consensualmente aprovadas nas duas Conferências Nacionais de Cultura realizadas
nos últimos anos, com ampla, abrangente e representativa participação de todos
os setores da cultura.
É neste contexto, e considerando que no próximo dia 3 de
outubro todos os brasileiros e brasileiras devem comparecer às urnas para
votarem e elegerem aqueles que durante os próximos anos serão responsáveis pelo
comando dos executivos e legislativos municipais, é que nós representantes das
entidades culturais e trabalhadores da cultura abaixo assinados, apresentamos
aos candidatos e candidatas, esta “Carta de Compromissos com a Cultura”,
solicitando que também o subscrevam, assumindo publicamente estes COMPROMISSOS COM
A CULTURA BRASILEIRA!
CARTA DE COMPROMISSOS COM A CULTURA
Nós, representantes das entidades culturais, trabalhadores e
militantes da cultura, candidatos e candidatas aos executivos e legislativos
municipais e demais subscritores deste documento, assumimos publicamente o
compromisso em apoiar e trabalhar pela aprovação das matérias legislativas e
pela implementação das propostas abaixo relacionadas, fundamentais à
preservação dos nossos patrimônios culturais materiais e imateriais e das
identidades e diversidades culturais brasileiras, à implementação de políticas
públicas democráticas, federativas e republicanas de fomento à produção,
difusão e acesso universal aos bens culturais, ao pleno exercício da cidadania
e à garantia de ampla liberdade de expressão e respeito a todos os demais dos
direitos humanos:
COMPROMISSOS
1) Compromisso de apoio à imediata aprovação da PEC
150/2003, que torna obrigatória a aplicação pelos municípios de 2% dos recursos
orçamentários na Cultura; e que, independentemente de sua aprovação, seja tal
percentual de recursos, seja contemplado nas leis municipais relacionadas ao
Plano Plurianual, de Diretrizes Orçamentárias e, garantido este percentual de
recursos, já a partir do orçamento municipal elaborado para o ano de 2014;
2) Compromisso com a criação e/ou manutenção e
fortalecimento dentro da esfera da administração municipal de secretarias (em
cidades acima de 50.000 hab.) e/ou diretorias (em cidades com menos de 50.000
hab.) municipais específicas para a gestão da cultura;
3) Compromisso com a criação e/ou manutenção e
fortalecimento de Conselhos Municipais de Cultura paritários, conforme disposto
no projeto de criação do SNC / Sistema Nacional de Cultura recentemente
aprovado pela Câmara dos Deputados;
4) Compromisso com a criação e implantação e/ou manutenção e
fortalecimento de Leis Municipais de Incentivo a Cultura e de Fundos Municipais
de Cultura, geridos através de Comissões Gestoras Paritárias exclusivamente
eleitas para este fim;
5) Apoio a aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto que
institucionaliza o Programa Cultura Viva (pontos de cultura) e compromisso com
sua implantação na esfera da administração municipal, através de conveniamento,
conforme previsto no programa Mais Cultura;
6) Apoio e compromisso com o fortalecimento do programa de
Ação Cine+Cultura, através da implantação de cineclubes, especialmente nas
localidades com menos de 100.000 habitantes nas quais não existam salas
comerciais de exibição;
7) Apoio a imediata aprovação pelo Congresso e compromisso
com a posterior implantação do projeto de lei que torna obrigatória a exibição
de produções audiovisuais brasileiras na rede municipal de educação;
8) Compromisso com a implantação do ensino de música e das
artes na esfera da rede municipal de educação, conforme determinado pela
legislação vigente;
9) Compromisso com a implantação dentro da grade curricular
do ensino na esfera da rede municipal de educação da cultura afro brasileira,
conforme determinado pela legislação vigente e também, das culturas indígenas;
10) Compromisso com a implantação de programas de acesso
gratuito à internet – Banda larga Para Todos;
11) Compromisso da implantação e/ou manutenção com apoio
financeiro da administração municipal de rádios e TVs Comunitárias, geridas por
associações de entidades usuárias;
12) Compromisso da implantação e/ou manutenção e
fortalecimento de Bibliotecas Públicas Municipais (inclusive através da
ampliação e atualização de acervos) e Tele Centros;
13) Compromisso com a implantação e/ou manutenção e
fortalecimento de políticas públicas de preservação de patrimônios históricos
materiais e imateriais, bem como de patrimônios naturais e ambientais;
14) Compromisso com a implantação e/ou manutenção e
fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor da
economia criativa e solidária;
Os
brasileiros foram os grandes vencedores do 16° Florianópolis Audiovisual
Mercosul (FAM 2012). Nesta sexta-feira (22), durante a cerimônia de
encerramento, ocorreu a premiação em 19 categorias das quatro mostras
competitivas: Curtas do Mercosul, Catarinense, Doc-FAM e Infanto-juvenil, com a
entrega do Troféu Panvision. “Quando
Morremos a Noite”, do carioca Eduardo Morotó, conquistou os prêmios de Melhor
Filme e Melhor Ficção do júri oficial dos Curtas. Na votação popular, Melhor Filme
foi para “L”, de Thais Fujinaga, de São Paulo.
Além de troféus, o Melhor Curta pelo júri oficial recebeu
também o Prêmio Apoiador da Cinecolor para sonorização e latas de negativo da
Kodak, e o curta premiado como Melhor Som, o Prêmio de Licenciamento Dolby,
para masterização de som nos laboratórios Dolby. O Melhor Filme da Mostra
Catarinense recebeu três prêmios: apoio em locação de equipamentos de
iluminação, acessórios e maquinaria da CiaRio, o Troféu Itapema FM e 20 horas
de mixagem de som da Onda Sonora.
O Melhor Filme da Mostra Doc-FAM ganhou o Prêmio Apoiador da
Cinecolor para correção de cor, e o Melhor Infanto-juvenil, apoio da CiaRio em
locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria.
O júri oficial foi dividido por mostras. Na Curtas Mercosul
foram Alejandro Fuentes, Amílcar Nochetti e Maria Emília de Azevedo; na
Catarinense, Pedro Leite, Javier Fernandez Cuarto e Pedro Pablo Lazzarini; no
Doc-FAM, Luís Carlos Lacerda, Wanderlei Silva e Zeca Pires, e na Infanto, Dora
Silva, Ed Soul e Susana Velleggia.
Durante a cerimônia, que durou cerca de uma hora, o
idealizador e coordenador geral do FAM, Antonio Celso dos Santos, ressaltou a
importância do evento, que apresenta ao público produções que não são
encontradas no circuito comercial. Segundo ele, quem frequentou o Centro de
Eventos da UFSC nos últimos oito dias, pode ver “algo que não se vê no cinema
dos shoppings”, disse. Em seu discurso, Martins garantiu a continuidade do FAM
em 2013, “nós estamos na nossa praia”, concluiu.
LISTA DOS VENCEDORES
MOSTRA CURTAS MERCOSUL – JÚRI OFICIAL
Melhor Filme - "Quando Morremos a Noite" - Eduardo
Morotó - RJ
Melhor Ficção - "Quando Morremos a Noite" -
Eduardo Morotó – RJ
Menção Honrosa de Melhor Ficção – “Não Deixe Joana Só” –
Cecília Engels - SP
Melhor Documentário – “Ser tão Cinzento” – Henrique Dantas -
BA
Há um Brasil. Há muitos Brasis.
Há dois Brasis separados por um abismo. Há um Brasil tecnologicamente avançado.
E há outro onde ressoam cantos e folias, acordes e mitologias. Há dois Brasis:
um miserável e outro rico. Há um Brasil formado por um encontro de culturas. E
há outro que reflete as consequências culturais do colonialismo. Há um Brasil
que se lembra do mundo. E há outro que se esquece de si mesmo.
Morreu ontem Dércio Marques. Isso
sei eu, você e mais um punhado de nós mesmos. O resto do Brasil não sabe e não
saberá. Não haverá homenagens no rádio ou na televisão. Morreu um brasileiro
quase desconhecido e isso não dá ibope. É uma pena. O Brasil ficaria maior não
só pra fora como pra dentro.
Violeiro, cantador, intérprete e
compositor - muito pouco para descrever a riqueza deste mestre mineiro de
Uberlândia, cidadão do mundo, baluarte da cultura popular, da natureza bruta
destas terras.
Certa vez ele veio cantar e tocar
aqui nesta cidade. Foi recebido por mim assim:
Ele vem de longe. Dos confins do
mundaréu. Ele não tem pátria, nem rumo e nem brasões de gente nobre. Ele é
filho de muitas mães e todas elas são pobres. Ele faz o caminho andando. Ele
não se cansa de caminhar. Ele acaba de chegar. Seja bem-vindo Dércio Marques!
Ele vem das bandas do norte. Ele
é filho das planícies, neto dos trovões cansados e irmão de estrela sem nome.
Ele é amigo dos cães de gado. Ele fez o elo do sertão com o mar. Ele cantou
Atahualpa e Elomar. Seja bem-vindo Dércio Marques!
Ele ama a luz, o silêncio, o
caminho e as estrelas. Ele floresce em guitarras porque já foi madeira. Ele já
percorreu trecho, plantou feijão no pó e procurou uma terra pra podê trabaiá.
Hoje ele está aqui pra cantar suas cantigas de abraçar. Seja bem-vindo, Dércio Marques!
Uma parte de sua alma dilacera e
devasta. Outra germina e brota. No seu jardim as flores falam e sabem ler. Na
cabeça do tempo ele plantou um ipê amarelo. Ele traz a primavera nos sonhos.
Ele traz a promessa de sol. Bem-vindo Dércio Marques!
Dei as boas-vindas a Dércio
Marques num carreteiro oferecido a ele na casa do Umuarama. Ele cantou, tocou e
meditou. Recitou poemas e versos. Sorriu e dormiu. Estávamos muitos de nós.
Naquele dia, o sol nasceu e com ele muita poesia floresceu. Agora ele morreu.
Mas quem viu não esqueceu.
Pelotas, 27 de junho de 2012
Enilton Grill
Nascido em Uberlândia (MG) Dércio
era um profundo conhecedor das raízes musicais brasileiras e ibero-americanas,
com produções em parceria com diversos músicos. O cantor teve em sua irmã,
Doroty Marques, uma grande companheira de atuação e produção.
Com o álbum Monjolear, gravado em
Uberlândia com coro de 240 crianças, Dércio e Doroty foram indicados a melhor
álbum de música infantil no prêmio Sharp, em 1996.
O primeiro trabalho de Dércio
Marques veio com Terra, vento, caminho, LP lançado em 1977 pelo selo Marcus
Pereira. Desde então foram 14 álbuns lançados, sendo o último o CD Canto Forte,
de 2003.
Em Riachão do Jacuipe
Defensor do meio ambiente e da
cultura popular, o violeiro foi um dos ícones da música de raiz brasileira. Na
déda de 1990, Dércio Marques esteve duas vezes em Riachão do Jacuipe para
participar da Semana Cultural, organizada pelo Projeto Cultural Riachão.
Das vezes em que esteve na
cidade, o violeiro/cantador não cobrou pelas apresentações. Vinha, segundo ele
próprio, “atraído pelo projeto bonito e pela presença de gente como Elomar e
Xangai, e o valor que vocês dão à cultura popular”.
Como um dos coordenadores do
Projeto, o jornalista Evandro Matos lamenta a morte de Dércio Marques e lembra
as suas passagens pelas semanas culturais. “Ele e outros nomes, como Paulinho
Jequié, participaram do evento sem nada exigir, a não ser uma hospedagem. E
sempre aceitamos, porque a presença deles engrandecia o evento”, disse.
Da redação, com informações do
jornal O Estado de Minas
Entrevista do diretor do filme O
nó - Ato Humano Deliberado, Dilson Araújo, durante o II FECIBA em Ilhéus/BA ao
CineClube Mocamba-Itabuna/BA. O filme trata de um assunto muito polêmico na
Bahia, que é a introdução da vassoura-de-bruxa na região cacaueira, como sendo
uma ação humana deliberada.
Iniciativa de TV Popular em Itacaré/BA. A TV Caiçara, feita por jovens tem como foco a cultura de Itacaré. Com uma proposta de interatividade a TV Caiçara tem o apoio do CineClube Mocamba.
O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros realiza o
Seminário: Cineclubismo, Cinema e Educação e a Pré-Jornada Nacional de
Cineclubes Brasileiros, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
O Seminário Cineclubismo, Cinema e Educação será realizado
nos dias 27 e 28 de junho através de mesas de apresentação e debates, com a
proposta de organização de sessões de filmes que visam a interação e a
comunicação entre as disciplinas do currículo escolar, despertando o olhar para
novas perspectivas, críticas e valorização do o coletivo.
A atividade reunirá professores, estudantes, cineclubistas,
diretores de cinema, produtores culturais, e demais interessados para discutir
a utilização do cinema como ferramenta educacional.
Dinâmica:
Os participantes serão recepcionados com uma atividade
interativa realizada por um grupo de atores, visando integrar a todos e a
valorizar o lúdico, como acontece com a linguagem cinematográfica. Depois desta
primeira atividade haverá uma mesa de debate, com três convidados, que falarão
sobre cinema, cineclubismo e como utilizar o audiovisual dentro do processo
pedagógico.
Para finalizar haverá a exibição de um filme de
curta-metragem (produção com até 15 minutos) para que os participantes possam
usufruir dos conhecimentos adquiridos, da análise fílmica e a discussão do tema
proposto pelo filme.
Abaixo o cronograma de datas:
Data: 27 de junho – quarta-feira
1º turno – manhã das 9h às 12h
2º turno – tarde das 14h às 17h
Data: 28 de junho – quinta-feira
1º turno – manhã das 9h às 12h
2º turno – tarde das 14h às 17h
Local:
Hotel Morotin
R. Angelo Uglione, 1629 / Centro
Entrada Franca
Pré-Jornada Nacional de Cineclubes Brasileiros
A Pré-Jornada Nacional de Cineclubes será realizada em 02 e
03 de julho, em Santa Maria, RS. A atividade marca a reunião da diretoria e do
Conselho de Representantes do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
(CNC), que visa analisar, avaliar e fiscalizaras ações e atividades da atual
diretoria e definir as próximas ações/políticas a serem propostas ao movimento
cineclubista.
Esta reunião objetiva, dar prosseguimento à organização e
discutir o temário da 29º JORNADA NACIONAL DE CINECLUBES que ocorrerá no final
de 2012, na Bahia.
Cronograma:
Data: 02 de julho - segunda-feira
Reunião da Diretoria do CNC/Conselho de Representantes
Manhã: das 9h às 12h
Tarde: das 14h às 19h
Data: 03 de julho - terça-feira
Reunião da diretoria do CNC/Conselho de Representantes
Manhã: das 9h às 12h
Tarde: das 14h às 19h
Local:
Hotel Morotin
R. Angelo Uglione, 1629 / Centro
Entrada Franca
Lembramos que todas as atividades terão transmissão pela web
INICIATIVA: Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros -
CNC
PROPONENTE: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria
da Cultura
INCENTIVO: Secretaria do Audiovisual / Fundo Nacional de
Cultura
Hoje, 19 de junho, o calendário
de efemérides registra ser o Dia do Cinema Brasileiro.
Mais do que comemorações, penso
que devíamos dedicar o dia de hoje à reflexão sobre os avanços e retrocessos
que temos experimentado nestes últimos anos e, em especial, sobre os caminhos
que devemos trilhar, na busca de nosso objetivo comum de desenvolvimento,
fortalecimento e consolidação deste que é um dos setores mais estratégicos para
que nosso país, finalmente, encontre seu destino e ocupe o devido lugar no
concerto das nações.
Fazendo um rápido balanço sobre
estes pouco mais de doze meses da atual gestão do CBC / Congresso Brasileiro de
Cinema e sobre o atual momento que vivemos, tenho tranquilidade em dizer aos
amigos e companheiros, que tenho a consciência tranquila de que, na medida do
possível e dentro das condições oferecidas, temos até agora realizado um
trabalho do qual podemos sim nos orgulhar.
Assim é que, mesmo reconhecendo
que caso contássemos com maior empenho, participação e união de todas as
entidades associadas e de seus quadros militantes, certamente, poderíamos ter
feito muito mais, estamos convencidos de que estamos cumprindo com todos os
compromissos de democracia interna, ética e bom senso que assumimos quando de
nossa eleição e nos empenhado ao máximo, muitas vezes com o sacrifício de nossa
vida pessoal, a exercer o papel de coordenador e de representante da entidade
junto a todas as forças vivas da sociedade brasileira.
Estamos também certos de que
todos concordam que mesmo com os inegáveis avanços ocorridos neste últimos
anos, dentre os quais a aprovação da Lei 12.485 merece especial destaque,
vivemos hoje momentos de angústia e apreensão, causados principalmente pelas
mudanças de humor, orientação e comportamento de boa parte dos novos – e também
dos velhos – gestores do organismos governamentais federais que comandam hoje a
execução das políticas públicas para o nosso setor. E que, portanto, muitos dos
temas que precisam ser enfrentados dizem justamente respeito a esta situação,
que em nosso entendimento, representa um enorme perigo de que ocorram
retrocessos dentro de um processo que ao longo da última década vinha
continuadamente avançando.
Neste contexto, entendemos que
para que isso não venha a ocorrer, é urgentemente necessário o redesenho
institucional do setor, até mesmo para que os organismos governamentais possam
atender e responder satisfatóriamente as demandas criadas pela nova situação
resultante não só da aprovação da Lei 12.485, mas também do acelerado e
constante processo de desenvolvimento pelo qual passou e continua passando o
país, que resultou na incorporação de milhões e milhões de brasileiros ao
mercado consumidor e ao mesmo tempo, num formidável fortalecimento econômico de
regiões do país, antes relegadas a cumprir um papel de meras coadjuvantes no
processo de desenvolvimento econômico da nação brasileira.
Acreditamos, portanto, que o
redesenho institucional do setor audiovisual, mais do que urgente e necessário,
é fundamental para a consolidação de uma verdadeira indústria do audivisual
nacional, dentro de um processo que contemple as diferenças econômicas ainda,
infelizmente, existentes entre os vários atores e segmentos que compõem a
complexa cadeia produtiva do setor do audiovisual e paralelamente o respeito a
imensa criatividade e diversidade cultural, que acreditamos ser um dos maiores
patrimônios da nação brasileira.
Assim, acreditamos que somente a
união de forças e dos esforços de todas as entidades, realmente representativas
e comprometidas com o país e com o bem estar econômico, social e cultural do
povo brasileiro, de seus quadros militantes e daqueles que, por sua própria
trajetória, já comprovaram seu compromisso com o cinema e o audiovisual
brasileiro resultará que consigamos alcançar plenamente os nossos objetivos.
Por isso, neste dia 19 de junho,
quando mais uma vez comemoramos o Dia do Cinema Brasileiro, convidamos a todos
os amigos e companheiros de jornada, à que reflitam e que após a reflexão,
decidam e se comprometam a participar ativamente do debate e das lutas que já
estamos enfrentando e das muitas outras que ainda teremos que enfrentar. Juntos
somos ainda mais fortes. Unidos haveremos de vencer.
Viva o Cinema e o Audiovisual
Brasileiro!
Um grande e fraternal abraço
João Baptista Pimentel Neto
Presidente do CBC / Congresso
Brasileiro de Cinema
Entrevista com Edgar Navarro, cineclubista e cineasta baiano, concedida ao CineClube Mocamba - Itabuna / Ba durante lançamento do filme "O homem que não dormia" no II FECIBA - Ilhéus / Ba - Abril de 2012.
O Curta 5 – Festival de Curtas do IFBA foi criado em 2010, no Campus Eunápolis, com o objetivo de incentivar e promover novos talentos na área cinematográfica e estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual de cunho educativo e cultural, aberto à comunidade, possibilitando a criação, reflexão e difusão do cinema “amador” com a participação da sociedade, roteiristas, cineastas e pesquisadores do audiovisual e da Educação.
O desafio é a produção de um vídeo de até 05 minutos com o tema livre.
O Curta 5 cria um espaço destinado à produção digital, enquanto expressão artística, educativa, cultural e científica, pretendendo a formação de pessoas interessadas em compartilhar experiências, contribuindo para criar, entre os estudantes, uma mentalidade de produção artística para além dos limites dos conteúdos programáticos exigidos pelas disciplinas. Configurando-se em espaço aberto à comunidade, o Festival vem congregando estudantes, artistas, cineastas, arte-educadores e profissionais de áreas correlatas.
Destina-se também à comunidade leiga, interessada em arte gráfica e digital e desejosa de uma experiência estética concreta.
[versão ampliada] Mais um vídeo-animação anunciando a Conferência Rio+20 (Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho de 2012, no Rio de Janeiro), na técnica stop-motion (captura fotográfica de imagens quadro a quadro - dando a ilusão de movimento) com recortes. A animação foi uma realização dos alunos da E.M. Mario Piragibe/6ªCRE-RJ (Fundamental II, 7ª série ou 8ºano, turma 1802 - com participação especial de um desenho de uma aluna do 6ºano/7ªsérie, turma 1702), sob a orientação da profª Imaculada Conceição, de Artes Visuais (atividade do curso "Aulas Animadas", cujo desafio era a orientação para a realização de uma videodica cultural produzida por alunos - o que foi feito em consonância com as propostas de Artes Visuais da profª Imaculada para este ano, que envolve reflexões e criações sobre a importância da Conferência Rio+20, sustentabilidade e o futuro que nós queremos), 2012. [Edição com uma cena a mais]
Vídeo-animação anunciando a Conferência Rio+20 (Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável, que acontece no mês de junho, no Rio de Janeiro), na técnica stop-motion (captura fotográfica de imagens quadro a quadro - dando a ilusão de movimento), com materiais diversos. O vídeo foi uma realização dos alunos da E.M. Mario Piragibe/6ªCRE-RJ (Fundamental II, 8ºano ou 7ª série, turma 1802), sob a orientação da profª Imaculada Conceição, de Artes Visuais (atividade do curso "Aulas Animadas", cujo desafio era a orientação para a realização de uma videodica cultural produzida por alunos - o que foi feito em consonância com as propostas de Artes Visuais da profª Imaculada para este ano, que envolve reflexões e criações sobre a importância da Conferência Rio+20, sustentabilidade e o futuro que nós queremos), 2012.
O Projeto Bioart é uma banda Ambiental da Amazônia. Criada pelo Biólogo Danilo Degra a banda busca promover a conscientização ambiental através de seus shows e palestras pelo Brasil. Com 4 anos de projeto, o bioart lança o seu segundo álbum com o título Em Extinção patrocinado pelo Banco da Amazônia e Governo Federal e disponibiliza o primeiro vídeo clip da banda, feito especialmente para mostrar a população a importância das decisões tomadas na conferência Rio + 20 realizada em nosso país no mês de Junho/2012.
Esse vídeo faz parte de uma campanha para que o antigo Museu do Índio não seja derrubado e sim restaurado. Os Índios Pataxós passam também a sua cultura ao povo e sendo assim o antigo museu deve permanecer, pois ali tem história, e mostra o nosso Brasil. Vamos ajudar os nossos indígenas a mantereem seu espaço garantido, assim como os indígenas do Brasil inteiro, afinal eles são os primeiros moradores aqui, e nós viemos depois.
As Hipermulheres, o premiado longa-metragem de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, abre hoje (terça) às 19 horas, no Teatro SESC Ginástico, no Centro do Rio, uma mostra em homenagem aos 25 anos do projeto Vídeo nas Aldeias.
Na verdade, a efeméride foi comemorada no ano passado. Um livro-vídeo foi editado (e será lançado hoje) para comemorar a data e fornecer um panorama do trabalho da ONG criada por Vincent Carelli. Nesse período, a Vídeo nas Aldeias levou consciência audiovisual a 127 aldeias e 37 povos indígenas brasileiros. Teve filmes premiados no Brasil e no exterior. De alguma forma, ajudou a mudar a maneira de se ver o “filme de índio” e mesmo o índio na cultura brasileira.
A ideia de uma antropologia compartilhada tem sido posta em prática em toda a sua amplitude, estimulando o autoconhecimento, fomentando o intercâmbio entre tribos e formando cineastas indígenas. “Você vê o mundo do outro e olha para o seu”, resume num dos textos do livro o cineasta Isaac Pinhanta, da etnia Ashaninka.
A mostra vai exibir alguns clássicos do projeto, como o divertidíssimo Cheiro de Pequi, e o longa Corumbiara, que sintetiza diversos anos do trabalho de Carelli. A programação se estende a Espaços SESC de Copacabana, Engenho de Dentro, Madureira e Duque de Caxias, com todas as sessões gratuitas.
Haverá também “Sessões Curumins” preparadas especialmente para o público infantil. Kamatxi Ikpeng, um dos personagens do filme-carta Das Crianças Ikpeng para o Mundo, que agora é realizador, vai estar no Rio filmando uma resposta dirigida aos índios. Vai trabalhar principalmente com as crianças da Pimpolhos, escola de samba mirim da Grande Rio.
15/06, SEXTA-FEIRA 15h: O QUE SOU NUNCA ESCONDI 17h: LÍNGUA MÃE 19h: BENDA BILILI! 21h: MAMA ÁFRICA
16/06, SÁBADO15h: LIRA PAULISTANA E A VANGUARDA PAULISTA 17h: VOU RIFAR MEU CORAÇÃO 19h: GEORGE HARRISON: LIVING IN THE MATERIAL WORLD
17/06, DOMINGO 15h: SIBA – NOS BALÉS DA TORMENTA 17h: RAY DAVIES: IMAGINARY MAN 19h: THE SACRED TRIANGLE – BOWIE, IGGY & LOU 1971-1973 21h: QUEEN: DAYS OF OUR LIVES
18/06, SEGUNDA-FEIRA 15h: ARGUS MONTENEGRO E A INSTABILIDADE DO TEMPO FORTE 17h: BLAZE FOLEY: DUCT TAPE MESSIAH + STEVE REICH: PHASE TO FACE(SESSÃO DUPLA) 19h: THE SACRED TRIANGLE – BOWIE, IGGY & LOU 1971-1973 21h: QUEEN: DAYS OF OUR LIVES
19/06, TERÇA-FEIRA 15h: CLEMENTINA DE JESUS, RAINHA QUELÉ 17h: NEXT MUSIC STATION: MARROCOS 19h: BOB AND THE MONSTER 21h: CURE FOR PAIN – THE MARK SANDMAN STORY
20/06, QUARTA-FEIRA 15h: NEXT MUSIC STATION: IÊMEN + SUDÃO 17h: NEXT MUSIC STATION: LÍBANO 19h: AS CANÇÕES DO EXÍLIO: A LABAREDA QUE LAMBEU TUDO 21h: KINKDOM COME: DAVE DAVIES
21/06, QUINTA-FEIRA 15h: NELSON SARGENTO – MEMÓRIA DO SAMBA 17h: TAMBORES 19h: JORGE MAUTNER – O FILHO DO HOLOCAUSTO 21h: GOD BLESS OZZY OSBOURNE
Verdade – a palavra vem à boca dezenas de vezes, como se só ela pudesse delinear o rosto da mulher. "Eu não canto política, apenas verdade", diz a própria, divulgando crença e defesa. Porque é isso que Mama África, documentário que biografa a cantora sul-africana Miriam Makeba, tem a indicar: ali, posicionada entre o ativismo e a canção, está alguém que despejou seu olhar limpo sobre o mundo.
Dirigida pelo finlandês Mika Kaurismäki, a fita é a escolhida para abrir a edição baiana do In-Edit - Festival Internacional de Documentário Musical, que acontece desta quinta, 14, até 21 de junho, no Cinema do Museu. É também uma referência à alcunha (Mãe da África) conquistada por Makeba.
"Ela foi o que durante muitos anos tiveram os sul-africanos em lugar da liberdade", diz Kaurismäki. "Era a voz da África negra. Uma voz cheia de ritmo que, levando dança e diversão, clamava os direitos humanos".
Equilibrando-se entre a verve política de Makeba e sua jinga musical, o documentário repassa, através de imagens de arquivo e depoimentos de músicos e amigos, a trajetória da cantora: seu testemunho no Comitê das Nações Unidas contra o Apartheid, em 1963, que lhe valeu o exílio por 31 anos; o sucesso mundial alcançado pela canção "Pata Pata"; a perseguição nos Estados Unidos, decorrente do envolvimento com um dos líderes do movimento Panteras Negras; sua morte, em 2008, após participar de um show contra a violência na Itália.
O filme recupera também apresentações que atestam a desenvoltura com que Makeba passeou pela música do mundo. Em algumas delas, executa "Chove Chuva" e "Mas que nada", de Jorge Ben Jor, em português fluído.
"Ela não gostava do rótulo world music que recebeu. Dizia: 'toda música vem do mundo, assim toda música é ‘world music'”, lembra Kaurismäki, ele próprio um excursionista por sons estrangeiros. Radicado no Brasil há 20 anos (há seis em Salvador), já filmou Moro no Brasil e Brasileirinho, documentários que investigam a diversidade de ritmos do país.
"Abrir o In-Edit com Mama África foi uma decisão que veio da comunhão de fatores: o documentário é brilhante, o diretor mora em Salvador e a cidade tem uma ligação estreita com a África", diz Marcelo Andrade, responsável por trazer o festival criado em Barcelona para o Brasil, onde é realizado em São Paulo desde 2008 (o deste ano aconteceu de 1° a 10 de junho) e em Salvador chega a seu segundo ano.
Força - Na bagagem desta edição do evento, outras produções debruçam-se sobre a música produzida no continente africano. Sudão e Marrocos, ambos do diretor espanhol Fermín Muguruza, revelam a cena em países de maioria mulçumana. Tambores, do brasileiro Sérgio Raposo, extrai do batuque a ligação entre Moçambique, Zâmbia e Brasil.
Há ainda Benda Bilili!, exibido com louvor no festival de Cannes em 2010 e dirigido pelos franceses Renaud Barret e Florent de la Tullaye, que foca um grupo de músicos sem-teto e deficientes físicos (vítimas de poliomielite) da cidade de Kinshasa, no Congo. Locomovendo-se em cadeiras de rodas improvisadas, os integrantes do Staff Benda Bilili sacam groove de violões, latas e garrafas. Segundo contou De la Tullaye na edição paulistana do festival, a filosofia vital dos componentes do grupo é “escapar da mendicância, não desanimar, ser forte".
"Foi uma coincidência termos essa ligação temática. Mas a curadoria nunca é feita por tema. O que importa mesmo é a música e o cinema”, diz Marcelo, ressaltando a presença de outros nomes fortes no programa do festival, como Martin Scorsese, que dirige George Harrison: Living in the Material World, e Ozzy Osbourne, retratado em God Bless Ozzy.
Rifa - O interesse pela música brasileira, no entanto, que une realizadores e público e marca o In-Edit BR, desdobra-se em outras boas obras, como Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt, e Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, de Riba de Castro. Esse último, escolhido para abrir o evento em SP, revive o rock paulistano dos anos 1980 através de um teatro-porão no bairro de Pinheiros – bandas como Titãs e Ultraje a Rigor iniciaram suas carreiras ali.
Mas o destaque entre os nacionais é Vou Rifar Meu Coração, documentário laureado com o voto do público em SP para representar o Brasil na festa de dez anos do In-Edit, em 25 de outubro, em Barcelona.
Dirigido por Ana Rieper, a obra é uma incursão na música romântica e popular, um pouco através dos seus realizadores (Waldick Soriano, Reginaldo Rossi, Agnaldo Timóteo, Wando) e muito por anônimos que levam essa música em suas vidas (personagens garimpados nos cinco mil quilômetros de viagem pelo interior de Alagoas e Sergipe).
“Quando comecei a filmar tinha uma preocupação mais formal, mais focada nas letras e nos autores. Com o tempo fui percebendo o público, que se tornou a parte mais forte de Vou Rifar”, conta Rieper, recordando os dez anos dedicados a realização do projeto. Na definição que atribui ao seu documentário, está a do próprio In-Edit. “É sobre música, sua força e capacidade tradução”.
O juri de premiação composto por Pola Ribeiro, Juraci Dórea e Valoisio Bezerra selecionou 242 artistas entre os 1.515 trabalhos inscritos para a XI Bienal do Recôncavo.
Foram selecionados quatro em artes gráficas, 12 desenhos, oito esculturas, 54 fotografias, um Grafite, 11 gravuras, 49 instalações, 20 novas experiências, 14 objetos, 11 performances, 34 pinturas e 24 vídeo artes.
Os artistas têm até o dia 11 de julho para entregar suas obras na Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador, no CUCA-Centro Universitário de Cultura e Arte, em Feira de Santana e na própria sede da Bienal, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix.
Comemorando seu 22º ano, a XI Bienal contou com trabalhos de artistas de 15 estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais e mais três países - Espanha, Portugal e México.
Para o Curador Pedro Arcanjo, a Bienal vem se consolidando como um espaço da contemporaneidade, que entra agora na sua 11º edição. Segundo ele, os trabalhos apresentados tem correspondido às expectativas, não só em relação a quantidade, mas também à qualidade. A XI Bienal do Recôncavo acontecerá entre 24 de Novembro de 2012 e 24 de Março de 2013, no Centro Cultural Dannemann, em São Félix.
O CBC / Congresso Brasileiro de Cinema torna público o seu repúdio ao assassinato do jovem cineasta colombiano Yamid Bailarín Suescun e ao Manifesto lançado pelo EnDoc XXI.
Neste sentido solicita sua a adesão e subscrição ao referido documento através do envio de mensagens para o endereço eletrônico: cbc.articulacao@cbcinema.org.br
Registrando em seu cabeçalho REPÚDIO.
E informando no corpo da mensagem:
No caso de entidades:
Nome da entidade, esfera de atuação (municipal, estadual, nacional ou internacional) e cidade, estado e país sede das atividades;
No caso de pessoas físicas:
Nome, profissão e cidade , estado e país de residência.
Informamos que após a coleta de subscrições o documento final será encaminhado à coordenação do EnDoc XXI e também às autoridades colombianas.
Certos de que esta é uma causa justa, que merecerá apoio de toda a comunidade audiovisual e cultural brasileira, agradecemos antecipadamente.
Americanos de todas as raças e de todas as culturas, de pé!!!
Chega de assassinatos!!! Nossa voz é a voz de nossos mortos!!!
João Baptista Pimentel Neto
Presidente do CBC / Congresso Brasileiro de Cinema
O ANIMAGE – Festival Internacional de Animação de Pernambuco entra em sua 4ª edição apostando, mais uma vez, nas infinitas e fascinantes possibilidades da linguagem da animação. Entre os dias 26 e 30 de setembro, o público terá a oportunidade de conferir, nas cidades de Recife e Olinda, as produções nacionais e internacionais selecionadas pela nossa curadoria, podendo ainda participar de atividades de capacitação profissional na área de animação. Tudo graças à abrangência das nossas atividades, distribuídas em: Mostra Competitiva, Mostra Não Competitiva, Sessões Especiais, Oficinas de Técnicas de Animação e Seminários.
Para os realizadores de animação, o festival representa o incentivo e o reconhecimento dos profissionais envolvidos, possibilitando a exibição gratuita das produções para um público de mais de 10 mil pessoas e ainda concorrer a prêmios em dinheiro e Troféu ANIMAGE em distintas categorias. Desse público diversificado, o festival também promove, ao ar livre, mostras especiais voltadas para o público infantil.
Acompanhe todas as informações sobre o festival através do nosso blog e não deixe de conferir todas as novidades nas nossas redes sociais.
Só serão aceitos curtas-metragens em animação de no máximo 30 minutos de duração, realizados a partir de 2011.
Prazo de envio dos filmes: de 23 de abril a 31 de julho de 2012
Resultado dos filmes selecionados: 31 de agosto de 2012
Categorias em competição:Melhor Curta-Metragem - R$ 4.000Melhor Curta-Metragem Brasileiro - R$ 3.000Melhor Curta-Metragem Infantil - R$ 3.000Melhor Curta-Metragem: Prêmio do Público R$ 3.000
Os jurados também responderão pela escolha dos filmes que serão contemplados com o TROFÉU ANIMAGE, em todas as categorias concorrentes, nos quesitos:Melhor Direção Melhor Roteiro Melhor Direção de Arte Melhor Técnica Melhor Som.
Vídeo produzido para alunas do curso de Serviço Social da UNIME/Itabuna-BA para a disciplina Gestão Social com o tema "Dimensão Criativa" tendo a ACAI (Associação do Culto Afro de Itabuna) como objeto de estudo.
Obra para construção do Complexo Porto Sul provoca polêmica
Área onde está prevista a construção é reconhecida pela Unesco como reserva de biosfera da Mata Atlântica.
A obra para construção do Complexo Porto Sul provoca polêmica em Ilhéus, litoral sul da Bahia. A área onde está prevista a construção é reconhecida pela Unesco como reserva de biosfera da Mata Atlântica.
O empreendimento, que conta com recursos do PAC, prevê a criação de uma logística para o escoamento de minério de ferro. À frente do empreendimento está uma empresa do Cazaquistão. Diante da polêmica que a construção vem gerando, ambientalistas, técnicos e advogados se reuniram para discutir o projeto.